Sou estudante e residente em Lisboa no curso de Gestão e portanto já adquiri alguns conhecimentos designadamente a nivel de marketing que me levam a ter alguma opinião formada sobre o tema que me indigna. Apesar de não viver em São Miguel, acompanho diariamente publicações como o Açoriano Oriental ou o Correio dos Açores e programas como o Troféu ou o Teledesporto exibidos pelo único canal da Região, a RtpAçores.
A minha maior preocupação não se prende com o facto do Estádio de São Miguel que tem uma lotação a rondar os 15.000 lugares sentados, apresente uma média de espectadores a rondar, segundo uma visão optimista, os 650 espectadores por jogo. Este facto, que se verifica todas as semanas, advém do tal esquecimento mediático que o CDSC é alvo. Não consigo entender se tal esquecimento se relaciona com incompetencia por parte das entidades para a comunicação social, pela escassez de recursos (leia-se jornalistas) ou simplesmente pela deliberada vontade em esquecer um clube de futebol que representa toda uma região.
Não poderia tambem deixar expressar a minha revolta para alguma incapacidade que o clube apresenta, sobretudo em áreas como a comunicação e o marketing. O CDSC deve ser visto como uma marca, não só por ser uma organização que vive dos seus resultados a nível desportivo e que influenciam os resultados economicos, receitas de bilheteira, mas acima de tudo porque representa uma Região Autonoma com mais de uma centena de milhar de habitantes. É sem duvida o expoente máximo dos desporto na Região, a unica entidade que deveria ser capaz de mobilizar apoiantes para deslocações a Portugal Continental, a par do Candelária.
Apesar de ser notório um esforço significativo da actual direcção, encabeçada pelo Engº Cruz Marques, para revitalizar a instituiçao é também visivel que o focus na recuperação economica faz com que se meta de parte o essencial: o envolvimento da massa associativa. Em vésperas de um dos jogos mais importantes da época e secalhar da actual direcção do Santa Clara é incompreensivel que não se note qualquer movimento para encher o estádio. Ao contrário das grandes equipas portuguesas, as restantes equipas dos campeonatos profissionais sobretudo Liga Sagres e Liga Vitalis vêem-se na obrigação de comunicar e cativar adeptos para os estádios e o CDSC não deve ser excepção. O CDSC tem neste jogo, a oportunidade única de se colar de novo às duas equipas da frente, aproveitando o empate do Beira-Mar e esperando que o Portimonense perca pontos na deslocação de domingo á tarde. É, assim, necessário que os adeptos estejam mais do que nunca com a equipa. Têm sido duas epocas com resultados fantasticos (3º lugar em 2009/2010 e actual 4º lugar), mas nem mesmo assim o estádio apresenta uma moldura humana digna de tais resultados. Parece geral a ideia de que o Santa Clara joga mal e que a sua obrigação é estar na Liga Sagres. Isto não é verdade e é necessário comunicar tal mensagem. É incrivel poder ter o Santa Clara na luta pela subida de divisão depois de 4 anos a lutar pela sobrevivencia.
Relativamente à comunicação queria apenas realçar que as publicações desta semana do AO apenas ha referencia 1 vez ao jogo de domingo. Muitas dos açorianos acabam por nao sentir a importancia deste jogo, optando por ficar em casa ou ir passear para o Parque Atlântico. Na minha opinião, é necessário tambem ter um pouco em conta a importancia destes jogos para a Região e para o seu desenvolvimento. Deveria ser, sem duvida, uma das importantes metas dos responsaveis de empresas publicas e privadas, ver o Santa Clara na principal liga de futebol. Seria uma importante ajuda numa altura em que a conjutura económica não é a mais favorável e numa altura em q o turismo não cresce, numa região com imensa potencialidade neste sector.
É com pena que, sei que amanha é um dia fundamental na vida do CDSC e não vejo qualquer envolvimento emocional por parte das entidades regionais. Sei que há meia duzia de sócios e adeptos que vão sofrer com o resultado, os outros 1000 sairão do estádio insatisfeitos se o resultado for negativo. Se as politicas de comunicão e marketing funcionassem o normal seria estar a dizer que amanha, 7000 adeptos iriam sofrer pelo resultado. Relembre-se a recta final dos jogos da Olhanense a época passada e registe-se as constantes enchentes verificadas.
A minha palavra de parabéns para quem trabalha e rema contra a corrente para tentar fazer o Santa Clara um equipa que jogue bom futebol e tentar levar mais gente possivel no apoio à equipa, muitas vezes contra as suas reais possibilidades. É reconfortante ver adeptos dos RedBoyOnFire em estádios por Portugal fora. Parabéns a quem lidera esta claque.
Atenciosamente,
Miguel Rego
1 comentário:
Grande comentário ! Sem dúvida muito bem escrito ! Não se consegue entender quando um clube luta dois anos seguidos taco a taco (e claramente contra TUDO e todos) pela subida de divisão e o estádio continua vazio, sobretudo quando o SANTA CLARA representa praticamente toda uma região ! Na época passada já o Olhanense enchia o seu estádio por esta altura ! Arriscamo nos a festejar a subida com 600 adeptos no estádio mas não interessa ! Eu lá estarei a festejá-la ! FORÇA SANTA CLARA !!
Enviar um comentário