Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CD SANTA CLARA NO CORAÇÃO (II)

1. Após a vitória sofrida e arrancada a ferros sobre o Carregado, importa reter alguns aspectos relativamente à prestação do nosso clube ao cabo das primeiras 4 jornadas do campeonato. Meus amigos, esta equipa está muito longe do futebol praticado no ano passado e digo isto porque sinto que o mister Vitor Pereira tem muito trabalho pela frente para voltar a exibir o futebol estimulante e agradável que deliciou toda a gente (quer os adeptos do santa clara quer simples apreciadores do bom futebol) a época transacta e que fez sonhar os açorianos com a subida de divisão. E que falta faz Pacheco a comandar as operações a meio-campo!!

2. Ontem, tive oportunidade de me deslocar ao estádio municipal do cartaxo (um local agradável e aprazível aliado ao excelente dia de sol que se fazia sentir) para apoiar o clube do meu coração. Após cerca de 45 minutos a "voar" em plena A1 para conseguir chegar a tempo do início do jogo, à chegada ao estádio esperava encontrar alguns açorianos nas bancadas mas deparei-me com um cenário desolador visto que éramos apenas 4 adeptos santaclarenses. No entanto, à medida que o início do jogo se aproximava foram chegando mais adeptos (sobretudo familiares e amigos dos jogadores) e conseguimos juntar um grupo mais ou menos ruidoso no apoio à equipa. Ao assistir ao aquecimento da equipa, reparei que, mais uma vez, Nuno Sociedade iria começar o jogo no banco de suplentes (das duas uma: ou o nosso capitão está lesionado e assim não era convocado ou estando bem fisicamente continuo a não perceber o motivo porque não joga de início. Stopira tem qualidade mas o nosso capitão representa o "SER AÇORIANO" dentro das 4 linhas e a sua presença em campo a envergar a braçadeira de capitão é extremamente importante a liderar a equipa). Enfim... que falta faz Pacheco a comandar as operações a meio-campo!!!!

3. Apito inicial do jogo.
Nos primeiros 45 minutos de jogo assisti a um jogo muito confuso e atabalhoado da nossa equipa, boa consistência defensiva (João Dias está um senhor jogador!) e vontade de querer assumir o jogo por parte do equipa, no entanto sem resultados práticos visto que as transições defesa-ataque eram lentas e sem qualquer nexo. Gabi está, na minha modesta e simples opinião, a anos-luz de ser o trinco que esta equipa precisa. É um jogador lento a pensar e a executar e, perdoem-me a expressão, é "uma autêntica bailarina em campo". Não constrói, não estimula e equipa, perde muitos duelos individuais e erra muitos passes em zonas proibidas. Desta falta de qualidade do trinco ressente-se a equipa, sobretudo Oliveira que tem que vir atrás buscar jogo quando deveria estar mais perto dos avançados, o que, de facto, não acontece. Neste momento, penso num jogador que faria muito bem aquela posição de trinco, Javi Garcia do Benfica (num plano claramente utópico) e Valter (conhecem?? este num plano bem mais real). Além disso, há jogadores em mau momento de forma, falo de Fofana, falo de Nuno Santos, falo de Rincon, etc.. e que falta faz Pacheco a comandar as operações a meio-campo!!!!

4. Por vezes, quando vejo esta equipa a jogar, faz-me lembrar o Sporting Clube de Portugal. Isto porquê??? Porque joga um futebol confuso, lento na transição defesa-ataque, em que muito do seu futebol vive à custa de 2 jogadores nucleares e que, diga-se em abono da verdade, não sabem jogar mal e pautam todo o futebol da equipa: Oliveira (a lembrar João Moutinho) e Leandro Tatu (a lembrar Liedson). Vejam um jogo do Santa Clara e, a seguir, um jogo do Sporting e vejam se não tenho razão! Até mesmo na questão do trinco (posição mais importante do futebol moderno) há semelhanças: Pensem no Miguel Veloso em forma e no Miguel Veloso com 10 quilos a mais... pensem no Santa Clara com Gabi na posição 6 e pensem em Pacheco no ano passado... e que falta faz Pacheco a comandar as operações a meio campo!!!

5. Entrada de Valter: o momento do jogo! Após 75 minutos de mau futebol, eis que Vitor Pereira acertou em cheio. Colocou o cabo-verdiano Valter (um poço de energia, forte nos duelos individuais, uma raça impressionante, um pulmão do tamanho do mundo, um jogador mais completo que Gabi) no meio-campo e, meus amigos, tivemos 15 minutos de futebol a lembrar os jogos da primeira volta do ano passado. A equipa, finalmente, cresceu em campo, subiu no terreno, graças à força e inteligência de Valter, trocou a bola a seu belo prazer e conseguiu, com alguma sorte à mistura, dar a reviravolta ao marcador que ninguém acreditava. Os últimos 15 minutos de jogo foram fantásticos, quer dentro das 4 linhas quer nas bancadas. Os adeptos do Santa Clara, incluindo eu, gritaram pela equipa, puxaram até mais não poder e lá conseguimos o tão esperado resultado! Parabéns a todos pela vitória arrancada a ferros e uma palavra de apreço a todos os açorianos e não açorianos que estiverem presentes nas bancadas do estádio municipal do Cartaxo. Mais uma vez mostramos (tal como fizemos em santa maria da feira) que o povo açoriano quando se junta no apoio à sua equipa tem uma força impressionante! Excelente a festa no final do jogo!!!!!

Gostaria também de agradecer ao mister Vitor Pereira ter vindo cumprimentar os adeptos no final do jogo. Esta atitude é reveladora da sua grandeza humana! Por mim, ficavas no Santa Clara toda a vida! Fizeste renascer este clube!!!!!!!
....e que falta faz Pacheco a comandar as operações a meio-campo!!!!

6. Já agora, este é o meu onze para o próximo jogo em casa contra o Feirense: Matt Jones; Hernani, João Dias, Danilo e Nuno Sociedade; Valter, Lico, João Moutinho e Nuno Santos; Rennan e Liedson!! Na minha opinião, são estes os melhores onze para derrotar o Feirense e subir ao primeiro lugar do campeonato!

Viva os Açores!!
Viva o Santa Clara!!

Tiago Oliveira
(tiagooliveira25@gmail.com)

Sem comentários:


Arquivo do blogue