Novo critério de licenciamento da UEFA destaca a importância da relação clube-adepto
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional, através do seu Provedor do Adepto Jorge Silvério, e a Liga Alemã estão envolvidas no grupo de trabalho que irá traçar as linhas de orientação para os clubes cumprirem com o novo critério de licenciamento da UEFA, obrigatório a partir da época 2012-2013.
A UEFA vai obrigar todos os clubes a possuírem um agente responsável pelo contacto com os adeptos (SLO), o que assinala um novo capítulo na relação clube-adepto e destaca o significado dado a esse relacionamento.
Esta medida resulta da forte cooperação entre o organismo máximo do futebol europeu e a Supporters Direct - organismo que oferece acompanhamento e apoio a grupos de adeptos em 17 países espalhados pela Europa.
O conceito, que há já algum tempo se encontrava em consideração por parte da UEFA, recebeu total aprovação das federações nacionais representadas no Comité de Licenciamento de Clubes da UEFA e foi elaborado com a estreita colaboração da Supporters Direct.
Foi apresentado e debatido durante o Congresso dos Adeptos Europeus de Futebol, que decorreu em Barcelona, sob a organização da Associação dos Adeptos Europeus (FSE) numa workshop especifica que contou com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Provedor do Adepto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Jorge Silvério e com Thomas Weinmann, agente de ligação aos adeptos (SLO) do Borússia Monchengladbach.
Estes agentes responsáveis pelo contacto com os adeptos nos clubes existem já num pequeno número de países europeus, nomeadamente na Alemanha, e têm provado a sua grande importância no melhoramento do diálogo entre os adeptos e o clube que apoiam. As Ligas Portuguesa e Alemã juntamente com a Supporters Direct, a Associação dos Adeptos Europeus (FES) e a UEFA são as únicas Ligas envolvidas num grupo de trabalho que irá ajudar a criar as condições para a implementação deste projecto.
Os agentes responsáveis pelo contacto com os adeptos (SLO) devem ser vistos como possuindo credibilidade pelos adeptos, pelo que devem ter experiência e facilidade de contacto com os diversos grupos de adeptos de cada clube.
Têm como missão informar os adeptos das decisões mais importantes tomadas pela Direcção do clube e, no sentido inverso, comunicar à Direcção as necessidades expressas pelos adeptos, para além de potenciarem a construção de relações sólidas - não apenas com a realização de iniciativas dirigidas aos grupos de adeptos, mas também com acções junto da polícia e agentes de segurança.
Deverão, também, estabelecer contactos com os seus homólogos de outros clubes, de forma a assegurar que os adeptos de ambos os lados se comportam de acordo com as normas de segurança.
Este ano, mais de 600 clubes requereram uma licença da UEFA, com muitos mais a apresentarem pedidos de licenciamento a nível interno com os mesmos princípios base, ou com princípios similares, o que comprova a vasta amplitude e significado da obrigatoriedade da existência de agentes responsáveis pelo contacto com os adeptos.
Tal como o próprio processo de licenciamento, a implementação e desenvolvimento do sistema de SLOs constituirá uma ferramenta para elevar os padrões mínimos - um sistema dinâmico, em mudança ao longo dos tempos, centrado no aumento e melhoramento do diálogo entre adeptos e clubes.
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