Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

terça-feira, 26 de maio de 2009

O sonho morreu na praia

Bem... depois de um domingo repleto de emoções e de frustração por não termos conseguido alcançar o sonho da subida queria enviar uma mensagem especial a todos os adeptos deste clube, em especial ao líder da claque RED BOYS ON FIRE (sabes bem que eu ainda não acredito que morremos na praia!!) porque ele representa todos os adeptos que vivem este clube com paixão e, acima de tudo, com enorme orgulho de sermos açorianos! Domingo em santa maria da feira senti um misto de emoções... saí de lisboa por volta das 9 da manha e cheguei a santa maria da feira as 12h... à chegada ao estádio estacionei o carro mesmo ao pé do recinto onde horas mais tarde vivi uma das maiores frustrações enquanto adepto do santa! entrei no estádio vazio, olhei à volta e disse ao meu amigo que me acompanhou nesta viagem longa e cansativa (por este clube não me importo nada de fazer perto de 600km no mesmo dia!) "epa achas que conseguimos saltar aquele muro quando acabar o jogo para festejarmos a subida junto dos jogadores?" e ele respondeu " olha ainda tou a pensar qual o jogador que vou pedir a camisola!!"... enfim... a esperança era muita e a vontade de festejar no relvado ainda maior! Como ainda faltavam umas horas para começar o jogo decidimos dar uma volta pelas imediações e preparar o estômago para uma tarde de festa...à medida que a hora do jogo se aproximava e os nervos aumentavam começamos a constatar que havia muitos açorianos em santa maria da feira e muitos outros (sobretudo gente com sotaque do norte, obrigado gente de espinho pelo excelente apoio que deram neste jogo!) que vestiam camisolas encarnadas e envergavam cachecóis e bandeiras do nosso clube (acreditem amigos, por breves instantes pensei que estava nos açores tal era a quantidade de gente adepta do santa clara)! ao entrar no estádio senti um arrepio na espinha porque olhava à minha volta e só via pessoas desejosas de cantar e gritar por este clube! Pensei: "fantástico, valeu a pena vir de tão longe para festejar algo que estava quase a concretizar-se... com este apoio todo não acredito que os jogadores vão falhar este assalto final"!
Apito inicial: o santa clara entrou extremamente nervoso, com muitas cautelas defensivas e com medo de atacar... estranhei ver o pacheco como médio direito e o andré pinto a trinco... juro-vos que ainda não percebi porque é que o vitor pereira mudou a equipa num jogo tão importante...(nas bancadas só se ouvia "santa clara ole!!")... vi uma equipa do feirense a jogar melhor futebol com uma atitude mais competitiva e com enorme vontade de chegar ao golo... ao mesmo tempo que recebia informações que o leiria estava a dar 3 ao beira-mar... bem... os nervos aumentavam gradualmente ao longo da primeira parte (já estava a ficar rouco de tanto puxar pelo santa) e golos? nada!
Intervalo: melhor momento do jogo! primeira parte muito nervosa da nossa equipa contra uma equipa do feirense que jogava muito bem (pergunto eu: será que os jogadores do feirense não estavam com uma motivação extra? será que esta equipa do feirense tem alguma coisa a ganhar com este jogo?? porque será que o feirense joga como se estivesse a disputar uma final da liga dos campeões quando à 2 semanas antes perderam 0-5 em casa contra uma equipa vulgar como o freamunde??? Muito estranho!)
Aproveitei o intervalo para conversar com outros adeptos do santa e disse a um deles "se o feirense marcar um golo o sonho morre" porque senti que não tínhamos capacidade de dar a volta ao resultado (primeira vez que senti que estes jogadores não iam conseguir dar a volta a um resultado negativo)... porquê???
início da 2parte: entramos melhor no jogo (nas bancadas os adeptos continuavam a entoar cânticos de apoio, senti que era agora ou nunca porque com este apoio todo era impossível não marcarmos um golo)... de repente... golo do feirense...o treinador do feirense parecia o pepe guardiola a correr junto da linha lateral quando o iniesta apurou o barcelona para a final da champions, os adeptos do feirense festejaram o golo como se tivessem ganho o campeonato do mundo (volto a perguntar: os adeptos do beira-mar também festejaram desta forma os golos marcados ao leira? Gostava, muito sinceramente, que alguém me respondesse a esta pergunta!)... enfim... senti que o sonho da subida tinha morrido ali.. não via a equipa do santa clara com capacidade física e mental para dar a volta ao jogo ainda por cima éramos 10 a jogar contra 15 (11 do feirense, 3 árbitros e o 15º acredito que seja o dinheiro do leiria à disposição do feirense)....
...faltavam 20 minutos pro final do jogo e via uma defesa do feirense a cortar todos os lances de bola parada em direcção à área do feirense e um guarda-redes que fazia anti-jogo de uma forma abusiva e descarada... o tempo passava... os adeptos do santa iam perdendo fulgor (perfeitamente natural, até eu desisti de puxar pela equipa...) até que acaba o jogo!!!!!!
Pois é...meus amigos... tinhamos o pássaro na mão e deixamos fugir... foi uma época excelente, fizemos grandes jogos na primeira volta do campeonato, jogos medianos e com muita sorte à mistura na segunda volta (não me esqueço das vitórias no estoril e em vizela onde fomos bafejados pela sorte)! Senti que este clube renasceu após alguns anos nas ruas da amargura, senti que temos os melhores adeptos do mundo, senti que podemos lutar pela vitória em qualquer estádio deste país (em cada canto de portugal continental há um açoriano que vibra intensamente com os feitos deste clube) e senti, acima de tudo, que podemos chegar, mais cedo ou mais tarde, à liga sagres.....
Para concluir digo-vos que a viagem de volta para lisboa foi a pior viagem que fiz nos últimos anos... tristeza, frustração, enfim um sem número de sentimentos que todos os adeptos estavam a sentir naquele momento... ainda hoje estou triste e frustrado... acreditava que esta equipa tinha todas as condições para subir de divisão... não aconteceu, paciência, há que levantar a cabeça e olhar o futuro com confiança e optimismo! ESTE CLUBE E ESTA REGIÃO MERECEM ESTAR NA PRIMEIRA LIGA!!!!!!
Uma última palavra a todos os santaclarenses que estiveram em santa maria da feira: mostramos a toda a gente que o povo açoriano é fantástico no apoio à sua equipa! Não foi por falta de apoio que não subimos...

VIVA OS AÇORES!
VIVA O SANTA CLARA!

Forte abraço a todos os açorianos
Tiago F P Oliveira
(tiagooliveira25@gmail.com)

7 comentários:

Anónimo disse...

O programa da RTP-A e RDP-A: Estação de Serviço, de ontem (25 de Maio de 2009), dedicado ao C.D. Santa Clara, por razões óbvias, pensávamos nós. Nada que um certo senhor, bancário, da ilha Terceira não nos viesse elucidar. “O Santa Clara não é um clube dos Açores mas sim de S. Miguel! E o Lusitânia?! Os Senhores não falam no Lusitânia?! O Campeão dos Campeões!” Isso depois de uma “peça de teatro”, sem ensaios, de uma turma do programa PROFIJ, de uma escola da ilha de Jesus Cristo, ter ocupado 20 (vinte) minutos do Bom Dia Açores com o Pedro Moura. Foram 1200 (mil e duzentos) segundos em exclusivo enquanto, um pouco mais ao lado, na grelha televisiva, vimos o resume de todas as notícias importantes do país. Se calhar o tal senhor fez confusão! É que as segundas-feiras são sempre complicadas.

Voltando ao tema principal da Estação de Serviço: “ O Santa Clara merecia ter subido à primeira Liga?” Gostamos de ouvir o convidado Arthur Melo do Açoriano Oriental. Não gostamos de ouvir os participantes por telefone a porem as culpas da não subida nas arbitragens, em especial a do último jogo, principalmente com o golo anulado. Assim é que não vamos a lado nenhum. É que mesmo que a equipa de arbitragem tenha errado, não terá sido muito mais grave do que o erro do Oliveira ou do Ruy Netto, quando remataram fraco e à “figura”, do guarda redes, em dois jogos consecutivos, no estádio de S. Miguel.
Errar é humano e se quisermos ser melhores do que os outros temos que primeiro: olhar para os nossos erros para os corrigir e assim evoluir.

Uma palavra de apreço pelo recepção que os Red Boys On Fire organizaram, com ou menos álcool, aos nosso jogadores. Aquilo sim é que é gostar de futebol, do Santa Clara e dos Açores. Porque nos momentos bons estão todos lá, nos difíceis só mesmo os bons como os brilhantes autores do: Quem é tê pá?! Quem é tê pá?!

www.candilhes.blogspot.com

Anónimo disse...

Pois há uma coisa muito estranha... Como é que o Beira-Mar após o intervalo, conseguiu marcar por 2 vezes e jogou como se de uma final da taça (ou até mesmo subida)se trata-se? Será que ao intervalo não receberam um "incentivo" por terras açorianas? Um bocado estranho...

Anónimo disse...

Coitado de quem acredita que o beira mar começou acreditar no jogo a troco de dinheiro do santa clara. Nao e mais do que obvio que ao leiria convinha muito mais transparecer um resultado equilibrado, num jogo sofrido, e numa subida ganha dentro de campo com bastante sofrimento!? quem ve os golos do leiria na primeira parte, por completa inercia dos defesas do beira mar, e na segunda parte quando o leiria a ganhar 3-1 permite que 6 jogadores do beira mar apareçam sozinhos dentro da pequena area percebe do facilitismo de parte a parte que estou a falar. O encenamento que portugal nunca tinha visto. Algo ainda pior do que o 2-2 entre a dinamarca e suecia aquando do euro2004, unico resultado possivel para eliminar a italia da competiçao. Abram os olhos..a liga vitalis e um poço de corrupçao e o leiria este ano foi o seu maior patrocinador. Como se explica a fenomenal serie de vitorias que só o fc porto nos habituou? lembraram.se de jogar futebol de um jogo para o outro, ou sera que o jogo em casa contra olhanense e feirense nao retratam bem a mafia onde o leiria se foi meter? Nesta altura de crise, de indeterminaçao, 5 mil euros fazem falta a jogadores de clubes mediocres como o feirense, boavista ou mesmo sporting da covilhã. Ou tambem sera normal a atitude do clube feirense ao encarar o jogo de domingo como o jogo de uma vida, clube que meses antes assumiu relaçoes cortadas com o uniao de leiria por ter sido "gozado no Magalhães Pessoa". A memoria às vezes é curta, essencialmente quando lhes iteressam. Ate que ponto, com clubes da primeira liga sem dinheiro para pagar seguros de jogos sequer, salarios, indemnizaçoes legais, é que estariam dispostos a assumir mais milhares de euros com viagens periodicas aos dois arquipelagos?! nao estariam certamente, seria mais um passo para a queda no abismo, ainda para mais numa altura em que as proprias empresas patrocinadoras da liga e dos proprios clubes acaba de perceber que nao tem o retorno esperado e que vai aos poucos retirando dinheiro dos clubes. Quantos estadios do euro é que estavam ate hoje na liga? 5..O que seria mais importante? valorizar o estadio do leiria que pode ter uma capacidade media ridicula, mas que em jogos com porto, sporting e benfica consegue sem duvida ter mais adeptos que alguma vez teria um jogo do santa clara...ou tambem nao acreditam que os proprios dirigentes federais estao ligados ao mundo do futebol, às vantagens e desvantagens de ter certos clubes ao mais alto nivel. O futebol em altura de crise é o que menos interessa, esta e a resposta para o que se passou nesta segunda fase da época. E o sr Paulo Costa foi um mero seguidor das praticas mais que recorrentes na liga Vitalis. Ou tera sido o golo no primeiro tempo bem anulado? No estadio, na televisao, em repetiçao, a unica falta que consigo ver é a falta de jeito do central do feirense, o mesmo central que deixou a vida dentro de campo na segunda parte...isso sim e estranho! Contra tudo ou contra todos o santa clara continuar a lutar contra o ambiente mafioso que envolve o futebol portugues. Esta direcçao ja deixou algumas praticas de vicios ha muitos anos, os mesmo anos em que o sr manuel fernandes esteve no clube. A sua historia nos açores nao sera apagada, mas muitos de nos ainda se lembram a rasteira que ja anteriormente fez à direcçao.

[R]ui disse...

expliquem-me o seguinte: porque é que os guarda-redes de Gondomar e Vizela perderam a titularidade nos seus clubes logo após os encontros face ao Santa Clara= o guarda-redes do gondomar não é o mesmo que esteve 4 ´´epocas ao serviço do vosso clube? segundo adeptos do gondomar nunca tinha visto o guarda-redes tão inseguro!

expliquem ainda o que faziam dois elementos ligados ao Santa Clara, dias antes dos jogos da equipa no continente, deslocando-se frequentemente ao Norte do país?

ou porque razão é que o Bura, jogador do Sp. Covilhã treinado por Vítor Pereira (actual treinador do Santa Clara) nos escalões jovens do FC Porto, ter cometido duas grandes penalidades na partida Santa Clara-Sp. Covilhã, na 23.ª jornada, uma das quais aos 90 minutos e que permitiu o empate ao Santa Clara?

então e que tal explicar porque é que uma equipa tecnica como a do Santa clara que tanto se queixa nada disse do penalti mal assinalado frente ao olhanenese? curiosamente o senhor bruno paixão roubava aos olhos de todos a UDLeiria frente ao oliveirense? será que não protestaram porque estavam descansadinho da vida e a confiar nas jogadas de bastidores?

eu bem achei estranho onde é que santa clara gastava os DOIS MILHÕES TREZENTOS E OITO MIL EUROS atríbuidos pela Secretaria Regional do Turismo, Direcção Regional do Desporto e Câmara Municipal de Ponta Delgada

muita areia atiram vocês para o ar.. esquecem-se é do efeito da gravidade!

Anónimo disse...

É a velha tática do Hitler de repetir as mentiras até quepareçam verdades.

Uma resposta já foi dada, outras vão loo a seguir:



Como quem vê os outros à luz da sua própria imagem, a SAD da UDL entendeu distribuir pelos OCS um comunicado prenhe de insinuações, com referência a pessoas que só eles conhecem, que termina apontando um acto de planeamento absolutamente normal como se fora uma acção criminosa.

daqui: http://www.cdsantaclara.pt/?tipo=com&n=noticias&menu=noticias&ler_noticia=1579&PHPSESSID=eec03b680eb00367ac105ad155c5063a



Numa resposta à letra, bem que se poderia dizer qualquer coisa do género:

1 - O Clube Desportivo Santa Clara, este CDSC, tem pouco ou mesmo nada a ver com o CDSC do tempo em que por cá passaram “pretensos amigos do clube”, e só isso bastava para que as insinuações efectuadas nos pontos 1 e 2 do comunicado do UDL não obtivessem outra resposta do que o mais veemente repúdio.

2 - O Clube Desportivo Santa Clara, ao contrário do aconteceu com a fulgurante ascensão na tabela classificativa do UDL, processo em parte já bem documentado em comunicado emitido por uma das vitimas desta sua fenomenal escalada, deve o honroso 2º lugar em que se encontra à regularidade que demonstrou ao longo do campeonato, não a nenhuma sucessão de resultados extraordinários.

3 - O Clube Desportivo Santa Clara desconhece por completo as pessoas referidas no ponto 3 do Comunicado a UDL. Mais, porque não recorre a determinado tipo de jogadas, nem a métodos que se conhecem ser prática de alguns dos “pretensos amigos do clube” que outrora passaram pelo CDSC, demarca-se por isso, também, de mais esta reles insinuação.

4 – O Clube Desportivo Santa Clara, perante a possibilidade com que se depara – bastando apenas uma vitória, ou muito menos do que isso caso o UDL não vença o seu jogo (ou será isto o que já está garantido?) – acha absolutamente plausível a possibilidade de subida de divisão, não entendendo o ridículo que é alguém estranhar que o clube se procure preparar para uma tal eventualidade.

Anónimo disse...

Esqueçam essas bocas foleiras vindas de leiria.O que interessa é que na próxima época vamos lutar novamente pela subida e vamos continuar com assistências que irão ultrapassar as mil pessoas enquanto que esses coitados do leiria vão voltar aos 100...123...127...eles não vivem o futebol como nós e custa-lhes admitir isso!Ainda dizem que merecem tar na 1ª liga...pfffff..FORÇA SANTA CLARA!!!FORÇA R.B.O.F. !!!!!!!!Na próxima época seremos nós a rir!!

the_messiah

Anónimo disse...

So e burro quem quer..e quem vem para aqui dar seguimento a comentarios feitos por dirigentes que so têm por objectivo destabilizar, deveria era estar caladinho porque nao sabe se tem fundamento o que diz.
1º o guarda redes nuno santos vai agir judicialmente contra a uniao de leiria. Mas certamente voce é tambem daqueles que acha que o beto do leixoes ja assinou pelo porto depois do jogo em que "deixou" levar 4 golos. Para esses nao a resposta possivel...
2º so por sermos dos açores nao podemos ter "gente" no continente a estudar equipas, a ver jogadores, a tratar de compromissos obrigatorios perante a federaçao e liga respeitantes a jogos da liga vitalis. Vê algum crime nisso? eu nao vejo...se é so porque somos insulares, deixe.se de racismo. pior e ter associados e afins dentro das proprias instuiçoes com responsabilidade camararia ou mesmo governamental.

3º sabe porque e que o guarda redes alemao, titular ate ao jogo em olhao, ficou de fora desse e dos restantes jogos do santa clara? se nao sabe...é melhor nao reportar essas acusaçoes.

4º Os jogadores do feirense estavam entusiasmados, nao me diga que era importante para os mesmos deixar pele em campo para garantir o 5º lugar? no fundo estava em causa a participaçao na liga europa...

Nao tentem dar a volta, ao claro e comentado em todo o pais (excepto a cidade de onde reporta o acto) roubo que se passou domingo e ultimas jornadas da liga vitalis


Arquivo do blogue