Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Desporto açoriano - uma janela para o mundo

Para além do futebol, o desporto na Região tem trazido muitos campeões em várias modalidades. Desde a patinagem artística passando pelo judo, pela vela e pela natação, nos ralies, voleibol, temos a alegria de encontrar açorianos que vingam nas suas paixões desportivas.
No entanto, e apesar do apoio que os mesmo têm quando ainda não são séniores o pior vem sempre quando muitos chegam aos 18. Para além de ser uma altura crítica nas suas vidas académicas (na sua maioria), é também nessa altura que os clubes e os atletas se vêem impossibilitados de prosseguir com os seus resultados desportivos (salvo raras excepções). 
Isto porque primeiro, o apoio aos mais jovens é visto como uma prioridade e segundo, porque simplesmente muitas vezes não há dinheiro para prosseguir. No caso do futebol é diferente, porque é um desporto que a nível sénior dá dinheiro e é um emprego para todos os casos.
No caso do Judo, da natação por exemplo, os atletas que agora são campeões nacionais (note-se!!) simplesmente se  não tiverem um apoio condigno vão deixar de ser atletas de alta competição para passarem a ser mais uns "ex-atletas" que prometiam muito..Ora é esta situação que temos de tentar mudar, acredito que temos atletas que podem fazer muito mais pela Região lá fora. Sei que temos atletas que, com bons apoios, poderão chegar bem mais longe, quem sabe a Olímpicos. O problema estrutural do desporto açoriano é algo que deveria ser equacionado, trabalhado de melhor forma pois temos de valorizar o que temos "dentro de portas". 
Olhamos para o Brasil (em termos económicos) olhou para dentro e valorizou os seus produtos, os produtores e hoje em dia os que era pobres e sem futuro, hoje já são grandes empresários exportadores. Temos de transpôr essa situação para o desporto e em muitas outras áreas obviamente, mas insisto no desporto.
Quantos projectos de âmbito nacional e internacional já não esbarraram nas empresas e no Governo? 
Quantos atletas não procuram patrocínios para prosseguirem as suas ambições desportivas e nada conseguem ?
Há falta de ambição e visão por parte de muitas empresas regionais pelo Arquipélago fora, que não acreditam no que os atletas açorianos, com as suas mais valias desportivas podem trazer!

Basta pensar no Bruno Oliveira, que vai participar no Africa Eco Race
No Carlos Martins que conseguiu ir ao Paris Dakar
No alpinista Luís Bettencourt que está a "subir" os montes mais altos do Mundo

Isto sim, vale a pena apoiar, e não mandar mais dinheiro para o esgoto com as compensações salariais! Querem ver agora que quem ganha 1500 ou dois mil euros não tem uma boa qualidade de vida? Por favor..não me atirem areia para os olhos que eu não tenho um "T" gravado na testa!

É preciso dar voz a esta gente!

Julian Rocha

Sem comentários:


Arquivo do blogue