Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Valeu a pena ir a Fátima!

1. A manhã de domingo acordou cinzenta e triste mas com a fé e confiança inabaláveis (adjectivos que caracterizam os verdadeiros adeptos do futebol) lá nos fizemos à estrada rumo a uma cidade que me habituei a gostar de visitar, sempre que a minha profissão o permite. Munidos de 2 megafones, 1 bandeira dos açores e 2 bandeiras da claque RED BOYS ON FIRE saímos de Lisboa convictos que esta viagem iria ser proveitosa (leia-se vitória do nosso clube). Quero destacar que esta viagem já estava a ser preparada á algum tempo e, no fundo, queríamos que tudo corresse bem, desde as condições climatéricas, passando pela organização de material alusivo ao clube e finalizando, claro está, com a soma de mais 3 pontos que nos vão levar à LIGA SAGRES. Ao chegarmos a Fátima, e nas imediações do estádio, deparamo-nos com a habitual (e sempre saudável) concentração de adeptos do Santa Clara (familiares, amigos e simples apoiantes deste fantástico grupo de trabalho). Pela segunda vez esta época (a primeira tinha sido no Cartaxo aquando da vitória sobre o Carregado), tivemos oportunidade de confraternizar com pessoas muito simpáticas e extremamente afáveis. Sem querer deixar ninguém de fora, gostaria de realçar a simpatia da mãe do Oliveira (sempre com um sorriso nos lábios e de uma simplicidade e humildade invejáveis) e a forma apaixonada como o pai do João Dias vive cada jogo do Santa Clara. Aqui fica a minha homenagem a este homem do norte (Viva o povo de Braga!!) que pela sua forma extrovertida e exuberante como nos costuma receber merece todo o nosso carinho e estima. Continuem assim!! Espero vê-los no Estoril lá para meados de Março e, mais importante que este jogo, espero, muito sinceramente, estar junto de vós a festejar a subida de divisão no norte do país porque sinto, tal como vocês, que este ano vamos fazer uma festa de arromba no início de Maio. Vai uma aposta?



2. Passando para o jogo propriamente dito, admito que fiquei desiludido com o futebol praticado pelo santa na primeira parte. Os jogadores pareciam apáticos, praticavam um futebol amorfo e com poucas ideias. Apesar de tudo, as bancadas continuavam animadas graças ao excelente som produzido pelos megafones (ao rever o jogo na sporttv apercebi-me que a nossa claque foi imperial e que o som produzido por nós era perfeitamente audível na tv) e ao constante apoio de toda a gente. Continuava a não gostar do jogo e a não perceber o que se passava com os jogadores. Talvêz tivessem ficado afectados com o golo madrugador marcado por Stopira na própria baliza. De facto, esta equipa quando sofre um golo muito cedo revela alguma dificuldade em reagir à desvantagem (quem não se recorda da nossa única derrota deste campeonato!). Foi uma primeira parte para esqueçer, sem dúvida, até porque do banco de suplentes o nosso treinador mostrava sinais de grande insatisfação com o desenrolar dos acontecimentos...havia que reagir e fazer alguma coisa para mudar o rumo do jogo... até que finalmente chegamos ao intervalo do jogo sem nada para contar sobre a primeira parte, a não ser a festa que fazíamos nas bancadas. Sem querer arranjar culpados para a péssima primeira parte da nossa equipa julgo que os jogadores do meio-campo estavam a falhar as marcações e não conseguiam pegar no jogo de forma a criar situações de golo (relembro que o único remate de algum perigo à baliza do fátima na primeira parte aconteceu por volta dos 40m da autoria de ...Stopira!). Ao olhar para o banco de suplentes pensei imediatamente em 2 jogadores que poderiam perfeitamente entrar em campo e tentar pegar no jogo a meio campo e criar oportunidades de golo: Valter e Ruy Neto.



3. Ao intervalo, aproveitamos para confraternizar mais um pouco com alguns familiares e amigos dos jogadores. Apesar do relativo frio que se fazia sentir no Estádio Municipal de Fátima, o grande impulsionador desta viagem (líder dos RED BOYS ON FIRE) lá ia tentando animar a malta e tentava, através do seu espírito positivo e "pa frentex", puxar pelas gargantas dos apoiantes. As "palmas" oferecidas durante o intervalo lá iam aconchegando o nosso estômago e preparavam uma segunda parte prestes a iniciar e que todos esperávamos que fosse bem melhor que a primeira. Não faço a ideia o que disse o mister Vitor Pereira ao intervalo mas, de certeza, que não entregou rosas aos jogadores. Nesse momento, gostaria de ser uma mosca para poder entrar no balneário e ouvir a palestra do mister. Nem quero imaginar os murros na mesa que foram dados ao intervalo!!!!!


4. Entrada de Ruy Neto em campo: momento decisivo do jogo. Quanto a mim, a entrada do nosso número 10 em campo foi crucial na reviravolta do marcador e no futebol praticado durante a segunda parte. Este jogador, que na primeira volta do ano passado rubricou exibições de encher o olho, está a aparecer e mostra sinais de uma frescura física impressionante. Já tinha entrado muito bem no jogo com o Desportivo das Aves criando desequilíbrios a meio campo através dos seus passes de ruptura, e voltou a mostrar em Fátima que podem contar com ele para a segunda volta do campeonato. Ruy Neto, para quem me conhece bem, foi um dos jogadores que me mais me surpreendeu o ano passado pela qualidade dos seus passes e pela inteligência do seu futebol. Durante um largo período do ano passado (sobretudo na primeira volta) Ruy Neto encheu o campo e foi considerado muitas vezes como o melhor em campo (jogos em casa com vizela e boavista). Não sei porquê mas a partir da segunda volta do ano passado teve uma quebra de forma inexplicável, o mesmo acontecendo com o início deste ano. Contudo, entrou em 2010 com o pé direito (diria que entrou com o pé esquerdo que é o seu pé de eleição) e fico extremamente feliz por voltar a ver em acção o Ruy Neto dos velhos tempos. Esperemos que, nos próximos jogos, o mister lhe dê mais oportunidades e que ele possa, através dos seus passes milimétricos, criar muitas oportunidades de golo a Nuno Santos, Rennan, Tatu e Rincon. Ruy Neto, que grande 2parte fizeste ontem!!!! Eu e o meu sobrinho já temos saudades da finta à Zinedine Zidane que nos habituaste o ano passado, a qual nós baptizamos de " Finta Avioneta".


5. Voltando à prestação da nossa equipa, não preciso de me alongar muito acerca da segunda parte do jogo. VIBRANTE, EMPOLGANTE, ÚNICA, ESPECTACULAR, FENOMENAL, IMPRESSIONANTE!! Meus amigos, mais palavras para quê!!
Acreditem nisto que vos digo: quem gosta realmente de futebol revejam a segunda parte do jogo. È um verdadeiro hino ao futebol!! Até o mestre Luis Freitas Lobo deve ter ficado sem palavras ao ver a exibição da nossa equipa na 2parte.


6. Não gostaria de terminar este artigo sem fazer referência a um jogador que me tem impressionado pela postiva a cada jogo que passa e que não me canso de dizer que será a principal revelação deste campeonato e uma das estrelas do futebol português: RENAN! É um jogador poderoso, dá muito trabalho às defesas contrárias e tem uma qualidade de remate impressionante. Apesar de revelar alguma lentidão quando tem a bola nos pés, consegue compensar este handicap com uma capacidade física e de combate que é muito importante neste campeonato. Consegue marcar golos de belo efeito (o golo marcado ontem é um exemplo) e consegue impor o seu físico em qualquer situação de jogo. Sem dúvida, foi um excelente reforço e se continuar assim, terá muitos clubes à perna. Continuo a dizer que este ano temos um plantel mais rico que o ano passado e a vinda de jogadores como Renan, Tatu e Danilo (outra excelente contratação) foi fundamental para conferir força, experiência e capacidade de combate a este plantel.
Meus amigos, temos um grande treinador, um grande plantel, uma grande claque (Parabéns Carlos!). O que nos falta para subir de divisão??? Já sei a resposta: VERDADE DESPORTIVA NOS ÚLTIMOS JOGOS DO CAMPENATO!!! Dirigentes do Santa Clara, estejam atentos às jogadas de bastidores nos últimos 5 jogos do campeonato!!!! Olho aberto!!!!


7. O meu onze para derrotar o Penafiel e subir ao primeiro lugar (vamos ter um empate no Beira-Mar /Portimonense da próxima jornada): Matt Jones; Hernani, João Dias, Danilo, Sociedade; Tó Miguel, Ruy Neto, Oliveira e Nuno Santos; Renan e Tatu.

VIVA OS AÇORES!
VIVA O SANTA CLARA!
VIVA OS RED BOYS ON FIRE!

Tiago Oliveira
(tiagooliveira25@gmail.com)

1 comentário:

Jordão disse...

Sim senhores!


Grande Santa Clara, grande treinador, grande claque!


É assim mesmo!

Quem é tê pá?! Quem é tê pá?!


P.S.:Os jogos ao domingo de manhã têm um misticismo inexplicável!


Arquivo do blogue