Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

terça-feira, 16 de março de 2010

Que Grande exibição!!!

1. A expectativa em redor deste jogo com o Portimonense era bastante elevada, quer para os jogadores e equipa técnica, quer para os adeptos do Santa Clara, uma vez que estava em jogo não só a soma de mais 3 pontos que nos vão levar à liga sagres (continuo a acreditar que vamos subir este ano!!!) como também o confronto directo com uma das equipas que estão na luta pela subida de divisão. Ao sentar-me no sofá para assistir ao jogo do clube do meu coração fiquei algo surpreendido pelas condições climatéricas e pelo facto de ver as bancadas do estádio completamente vazias! Pensei para mim: porque raio os adeptos do santa clara continuam a faltar no apoio à equipa?? Obviamente, com as condições climatéricas que estavam não era de estranhar a pouca adesão do público. Enfim... por mais que batemos no tema "bancadas vazias" ele continuará igual (quer faça chuva, quer faça sol!) e só mudará (leia-se bancadas compostas de público) quando a equipa subir de divisão! Até lá temos que nos contentar com meia dúzia de gatos pingados e... com a brilhante e digna atitude da claque Red Boys on Fire que nunca desiste de apoiar a equipa do início ao fim do jogo.

2. Passando para o rectângulo de jogo propriamente dito, confesso que fiquei surpreendido com a inclusão de Valter no onze inicial e com a exclusão de 2 jogadores que têm feito parte do onze inicial, nomeadamente Feliciano e Renan. Quanto a mim, Vitor Pereira acertou em cheio. Acertou em cheio porque provocou o factor surpresa na equipa adversária ao colocar Valter nas costas de Rincón (a funcionar como segundo avançado, lugar habitualmente destinado a Leandro Tatu) e porque, a meu ver, Valter tem características até então desconhecidas por toda a gente. Este cabo -verdiano mostrou no jogo de domingo que quer agarrar o lugar na equipa e que o seu lugar é no apoio ao ponta de lança (jogando atrás de Renan ou Rincon, embora prefira o primeiro). Foi precisamente neste lugar (atrás do avançado mais fixo) que desorientou a defesa de portimão, com as suas excelentes arrancadas e sentido de baliza. Além disso, Valter mostrou que na hora de finalizar revela uma calma e uma inteligência surpreendente, colocando a bola no fundo da baliza enquanto que outros avançados precisariam de 5 ou 6 oportunidades iguais para fazerem golo. Sinceramente, gostaria de voltar a ver Valter naquela posição (jogando atrás de Renan, com Tatu descaído para a direita e Nuno Santos na esquerda), porque os níveis de motivação deste atleta cabo -verdiano devem estar no auge. Valter deve ter feito o jogo da sua vida e estou curioso para ver se nos próximos jogos vai brindar os adeptos do Santa Clara com as suas arrancadas à Mantorras (quando este tinha...os 2 joelhos). Muito bem Valter!! Grande atitude em campo!!!

3. Mais uma vez (e perdoem-me a insistência!) vou voltar a enaltecer neste espaço o excelente trabalho de Vitor Pereira à frente dos destinos do maior clube dos Açores. No ano passado, se bem se recordam, o treinador do Benfica na altura, Quique Flores, foi muito criticado por todos os benfiquistas por não ter aproveitado os jogadores que tinha ao seu dispor. No entanto, outros consideravam, e bem, que nas conferências de imprensa após os jogos era brilhante. Porque raio falo sobre isto??? Por este motivo: Vitor Pereira é brilhante quer na forma como coloca a equipa a jogar quer nas conferências de imprensa. Penso que já não precisa de mostrar a ninguém que tem tudo para ser um treinador de topo. As suas palavras quer antes, quer depois dos jogos revelam aquilo que um treinador ganhador deve revelar: ambição, força de vontade, competência e determinação. Concordo plenamente com aqueles que dizem que uma equipa é aquilo que o seu treinador também é. Logo, se temos um treinador ambicioso, inteligente na forma como aborda os jogos e estudioso quanto baste (dá para perceber que estuda muito bem as equipas adversárias), temos uma equipa com espírito ganhador e com objectivos bem definidos.
Vitor Pereira pode não ter um currículo brilhante mas já mostrou ao fim de ano e meio neste clube que merece outros palcos, merece outras competições porque competência é coisa que não lhe falta. Quanto a mim, este treinador fez renascer em todos os santaclarenses o sonho da subida, algo impensável há 2 anos atrás quando lutávamos arduamente para não descer de divisão.
Digo e repito: Vitor Pereira merece o nosso respeito e a nossa consideração. O seu trabalho merece ser enaltecido por todos, mesmo por aqueles que, de 15 em dias, continuam a falar mal e continuam a "deitar abaixo" todo o trabalho que está a ser feito.

4. Acompanho tudo o que se passa nesta Liga Vitalis. Sempre que posso, vejo os jogos televisionados desta competição e procuro saber, através dos jornais e da internet, tudo o que se passa nesta liga. Agora que estamos a entrar na recta final, há um grupo de 6 equipas que luta pela subida de divisão: Beira - Mar, Oliveirense, Sta Clara, Portimonense, Feirense ...e Desportivo das Aves (muito cuidado com este Aves e muita atenção a um jogador chamado João Silva...). Contudo, considero, desde há várias semanas, que as 2 equipas que vão subir de divisão são o Beira - Mar e o Santa Clara.
E digo isto por vários motivos: são as equipas que apresentam o melhor futebol, são as equipas que possuem plantéis com maior qualidade, são as equipas cujos treinadores revelam maior ambição e maior sabedoria na hora de todas as decisões. Além disso, são as equipas que me dão mais prazer de ver jogar (ao contrário da Oliveirense que tem sido bafejada pela sorte ao marcar golos decisivos nos últimos minutos dos jogos... e por ter um estádio que não merece a liga sagres), cujos jogadores interpretam melhor as ideias dos seus treinadores (Leonardo Jardim e Vitor Pereira). Na minha perspectiva, são as equipas mais fortes tacticamente desta competição, em que o Beira - Mar (jogando em 4-2-3-1 com Rui Sampaio e Djamal como jogadores - chave de todo futebol da equipa) consegue realizar exibições de bom nível quer em casa quer em terreno alheio. Este Beira - Mar de Leonardo Jardim tem uma excelente equipa e, só por milagre, não subirá de divisão. Relativamente ao Santa Clara, o 4-4-2 de Vitor Pereira permite que a equipa jogue em toda a largura do campo e crie inúmeras situações de golo, com Oliveira a pautar todo o futebol da equipa.
Resumindo: Beira - Mar e Santa Clara são as melhores equipas desta Liga Vitalis. São, sem dúvida, as equipas que merecem subir por aquilo que já mostraram até aqui e por aquilo que ainda vão mostrar até final do campeonoato (grande jogo em perspectiva no dia 11 de abril em Aveiro entre estas duas equipas).
Ah... e quando olhamos para a qualidade do banco de suplentes, o Santa Clara é, de longe, a melhor equipa desta competição. Quem tem Hernãni, Nuno Sociedade, Lico, Ruy Neto, Rincón, Feliciano, Neto e Fofana de fora, só pode pensar em subir de divisão! Não acham??

5. Acredito que haja muita gente neste país que não queira ver este clube na Liga Sagres. Esta ideia invadiu o meu pensamento no dia a seguir ao jogo com o Estoril. Num jogo em que fomos claramente superiores em todos os domínios do jogo, grande parte da Imprensa Desportiva deste país enalteceu que apenas uma equipa esteve em campo: o Estoril. Eu estive lá e assisti a uma exibição personalizada do Santa Clara, dominando o jogo e criando várias ocasiões de golo enquanto o Estoril apenas em esporádicos contra - ataques criava perigo junto da baliza de Matt Jones. Se houvesse um vencedor este teria que ser o nosso Santa, quer pela qualidade do nosso futebol quer pelas oportunidades criadas. Fomos mais equipa que o Estoril. E com a agravante de termos sido claramente prejudicados por um senhor chamado Lucílio Batista que não viu (ou não quis ver!!!) uma grande penalidade claríssima sobre Rennan ao minuto 35. Ainda hoje, ao rever as imagens do jogo, me questiono como é possível não marcar uma falta daquelas. Segundo as leis do jogo, dentro da área não existe lei da vantagem e, se Rennan foi visivelmente agarrado à boca da baliza, porque não marcou penalty????
Muito estranho, de facto!! Aliás, gostaria que 2 senhores da arbitragem nacional não fossem nomeados para os jogos do Santa Clara até final do campeonato. Fixem estes 2 nomes: Paulo Costa (esse mesmo! o ladrão que não nos deixou subir em Santa Maria da Feira no ano passado) e Lucílio Batista! Não sei porquê mas estes 2 fulanos não querem ver o Santa Clara na liga sagres!!!
Vou estar atento aos próximos capítulos!!!!

6. Depois da magnífica exibição do nosso clube contra o Portimonense, acredito que os jogadores vão encarar os próximos jogos como autênticas finais. Meus amigos, vamos acreditar que no dia 9 de Maio de 2010 vamos todos festejar a subida de divisão. Para quem não sabe as festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres irão realizar-se no fim de semana de 8 e 9 de Maio. Logo, prevejo um fim de semana de festa dupla: a festa do Senhor Santo Cristo e a festa da subida de divisão. Seria bonito juntar as duas festas no mesmo dia, não acham???
Eu não sou bruxo mas eu prevejo que o dia 9 de Maio de 2010 será um dia histórico para este emblema...

7. O meu onze para ganharmos em Trás-os-Montes ao Desportivo de Chaves é este: Matt Jones; João Dias, Gonçalo, Danilo e Stopira; Gabi, Oliveira, Leandro Tatu (á direita) e Nuno Santos (á esquerda); Valter no apoio a Renann.
Precisamente o mesmo onze que rubricou uma das melhores exibições esta época!!!
Tiago Oliveira

5 comentários:

Jordão disse...

Foi sim senhor uma enorme exibição!!!

João Martins disse...

Uma excelente exibição e tal como dizes Tiago uma grande leitura do nosso grande mister ! Só de pensar que há 2 anos estava agarrado às unhas e a sofrer para não descermos ! Inacreditável ! Mais um excelente texto Tiago ! Concordo com tudo o que disseste e mais uma vez aproveito para dizer que temos sido prejudicados nalguns jogos importantes sobretudo por esses dois corruptos ! Os meus parabéns a ti Tiago e vamos continuar todos juntos a apoiar pois ainda não ganhamos nada ! Se todos forem como tu iremos subir de certeza ! SEMPRE A APOIAR DO PRINCIPIO AO FIM !! FORÇA SANTA CLARA !!!

redboysonfire@sapo.pt disse...

Santa Clara avança com a criação de SAD

Os sócios aprovaram a criação de uma sociedade anónima desportiva (SAD) e de uma fundação com o objectivo de salvaguardar o seu património.
Foi anunciado ontem pelo Clube Desportivo Santa Clara a criação de uma fundação com o objectivo de salvaguarda do seu património. Denominada por Fundação Campo Açores, esta deverá arrancar com um capital estatutário de 200 mil euros, 150 mil dos quais serão assegurados pelo clube e o restante pela Junta de Freguesia de Santa Clara, o Grupo Desportivo e Recreativo de Santa Clara e particulares. Esta fundação será importante, segundo os responsáveis do clube, para a gestão do património e desenvolvimento de iniciativas de formação. Foi também proposto aos sócios, e aceites por estes, a criação de uma sociedade anónima desportiva (SAD), tendo a direcção apresentado os objectivos dessa iniciativa, nomeadamente no que toca ao saneamento financeiro do clube e a garantia de uma maior transparência desportiva, tendo os responsáveis afirmado que a criação da SAD, a par com a Fundação Campo Açores, é "um instrumento fundamental" para a gestão do Clube Desportivo Santa Clara.

Anónimo disse...

muito bem red boys on fire continuem

visitem o site
ultras07adc.blogspot.com

associaçao desportiva do carregado

Anónimo disse...

Este Tiago faz o quê! Cá para mim deve passar a vida no computador!!
Queremos Tiago Oliveira Troféu em vez do Natalino!


Arquivo do blogue