Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

quarta-feira, 31 de março de 2010

Ninguém pára este Santa Clara!!!

1. Covilhã, Beira - Mar, Freamunde, Trofense, Gil Vicente, Desportivo das Aves: 6 jogos, 6 finais. Estamos a entrar no sprint final deste campeonato e faltam disputar apenas 18 pontos para sabermos quem são os 2 felizardos que estarão no escalão maior do nosso futebol, na próxima temporada. Tal como aconteceu no ano passado, a luta pelos 2 lugares de acesso à Liga Sagres afigura-se renhida e disputada até à última gota de suor. Serão jogos muito disputados (é bom não esqueçer que qualquer um dos 5 candidatos à subida ainda irá defrontar equipas aflitas e que lutam desesperadamente para não descer de divisão!) e com elevado grau de ansiedade e competitividade. Estou curioso para ver as nomeações dos árbitros para os jogos em que entram os candidatos à subida e para ver como decorrem as já conhecidas jogadas de bastidores que caracterizam o final deste campeonato. No entanto, por aquilo que vi dos últimos 2 jogos do Santa Clara (2 excelentes e preciosas vitórias coroadas com magníficas exibições) não há jogada de bastidores que nos derrube. Meus amigos, este Santa Clara dos últimos jogos (só não ganhamos em Estoril por manifesta falta de sorte e porque Lucílio Batista não nos deixou ganhar... por favor... alguém da direcção do clube envie o vídeo do jogo em Estoril à Liga de Clubes porque aquele penalti que ficou por assinalar sobre Renan aos 35 minutos de jogo é absolutamente vergonhoso) faz-me lembrar o melhor Santa Clara da época 2008-2009. A forma como a equipa está a jogar futebol, ganhando os seus jogos de forma clara e sem espinhas, permite-me afirmar que vamos subir de divisão. A equipa revela uma frescura física e mental impressionante, domina os jogos desde o apito inicial até ao apito final (basta rever os 2 últimos jogos) e alguns jogadores estão a revelar-se muito importantes nesta altura da época. Falo de Gonçalo (que portentosa exibição em Chaves, limpando tudo o que havia para limpar na defesa e numa jogada "à Maradona" quase ia marcando um golo de antologia) e sobretudo do nosso mágico Oliveira que, finalmente, marcou um golo como só ele sabe: livre directo. Confesso que já tinha saudades de ver Oliveira a marcar um golo de livre directo.
2. Fiquei surpreendido com a forma como a equipa soube vencer em Chaves. Não me refiro apenas ao facto de estarmos a ganhar por 2 golos de diferença aos 7 minutos de jogo (como é bom estar a ganhar por 2-0 aos 7 minutos de jogo!!!), mas, acima de tudo, à forma como a equipa soube gerir a vantagem e soube esperar, sem ansiedade e sem erros infantis, pelo final do jogo. Além disso, confesso que esperava mais do Chaves por tudo aquilo que têm feito na Taça de Portugal. Não haja dúvida que tivemos uma entrada à campeão, pegando no jogo e criando inúmeras situações de golo. Esta atitude fez-me lembrar os jogos realizados por esta mesma equipa na primeira volta do ano passado em que surpreendemos tudo e todos com a qualidade do nosso futebol. Nunca é demais lembrar que falhamos a subida na época passada porque na recta final do campeonato a equipa revelou cansaço e teve uma quebra de forma, quer física quer psíquica. Contudo, este ano prevejo precisamente o contrário, ou seja, estamos em grande forma, a jogar bem, a marcar golos (relembro que não sofremos golos à 3 jogos), a jogar de forma inteligente, a acelerar e a desacelerar tendo em conta as circunstâncias do jogo, enfim... este Santa Clara está em grande forma e com uma vontade enorme de mostrar aos seus adeptos que quer subir já este ano. Aliás, se não subirmos este ano será uma grande injustiça porque, dentro das quatro linhas, somos, indiscutivelmente, a melhor equipa deste campeonato. Basta analisar os jogos dos outros candidatos à subida....
3. Queria fazer um apelo à direcção do Santa Clara. Porque não abrir as portas do estádio à sociedade micaelense???
Penso que, nesta altura do campeonato, o que esta equipa precisa é do apoio dos adeptos. Os jogadores precisam de olhar para as bancadas e ver cor, animação, massa humana e festa, muita festa! Tenho bem presente na minha memória a grande festa que foi o jogo Olhanense - Sta Clara do ano passado (infelizmente perdemos um jogo que era decisivo para nós e que fez muita gente acreditar que não tínhamos capacidade para subir). Foi bonito ver as bancadas do estádio cheias de gente desejosa de ver o seu clube ganhar e dar um passo decisivo rumo à subida. Gostava, muito sinceramente, de ver as bancadas do Estádio de São Miguel bem compostas porque só assim os jogadores ganham motivação e força para lutar pela vitória (basta rever as declarações de Oliveira após o jogo em Chaves). Volto a frisar que este grupo de trabalho está forte, motivado e, quanto a mim, merece todo o nosso apoio. Estamos a um pequeno passo de fazer novamente história e, para isso, precisamos que os açorianos se envolvam com a equipa, apareçam nos jogos, apoiem os jogadores e os treinadores do início ao fim porque só assim conseguiremos a tão desejada subida de divisão. Sei que os açorianos querem ver os grandes do nosso futebol a jogar em São Miguel mas, para que isso possa ser uma realidade, não podem ficar em casa à espera que isso aconteça. Há que apoiar, incentivar e criar uma onda positiva à volta desta equipa. Os jogadores estão a fazer o seu trabalho de forma correcta (rubricando boas exibições e alcançando vitórias categóricas), os treinadores estão a justificar o investimento feito, os elementos do corpo directivo estão constantemente perto da equipa para que nada lhes falte nesta etapa! Então, o que nos falta para subirmos de divisão???
Resposta: APOIO DOS ADEPTOS!!!
4. Aliado às boas exibições efectuadas nos útimos jogos, não é alheio o facto de termos um plantel de grande qualidade, com muitas soluções para cada posição. Relativamente ao plantel do ano passado, a saída de Pacheco foi, quanto a mim, um dos principais factores para uma menor qualidade exibicional na primeira metade da época. A sua capacidade física, a sua precisão no passe fazia com que Oliveira tivesse mais liberdade ofensiva porque sentia as "costas" mais resguardadas. Apesar de achar que Gabi não tem a mesma capacidade táctica e física que Pacheco tinha, começa a mostrar maior segurança e maior dinamismo a meio -campo porque já conheçe melhor os seus companheiros de sector. Pra mim, esta foi a maior evolução táctica da equipa (da primeira para a segunda volta do campeonato), isto é, Gabi revela mais segurança no passe, conheçe melhor os terrenos que pisa e sabe o que fazer à bola quando vê Oliveira, Nuno Santos e Tatu a querer iniciar o ataque de forma rápida. Considero que na primeira metade da época a equipa sentia muitas dificuldades nas transições ofensivas porque Gabi era algo lento a servir os companheiros de ataque. No entanto, ao ver com atenção as movimentações da equipa nos últimos 3 jogos, dá para perceber que não só Gabi está mais solto e mais rápido nas transições ofensivas como os médios mais ofensivos estão mais dinâmicos e não precisam de recuar tanto para vir atrás buscar a bola. Este factor foi, quanto a mim, um dos principais segredos desta evolução táctica e exibicional do Santa Clara versão 2009-2010.
Parabéns Vitor Pereira, só com muito trabalho e dedicação se conseguem evoluções deste género. A forma como a equipa está a jogar neste momento é revelador do trabalho diário de toda a equipa técnica. Continuem assim!!!!
5. Relativamente ao meu onze ideal para sábado, não vejo motivos para mudar. Este é, neste momento, o melhor onze do Santa Clara: Mat Jones, João Dias, Danilo, Gonçalo, Stopira; Gabi, Oliveira, Nuno Santos (esquerda) e Tatu (direita); Valter no apoio a Renan!
É com este onze que vamos subir de divisão!!!!!!!

Tiago Oliveira

2 comentários:

João Martins disse...

Grande Tiago !! Mais um grande texto ! É com adeptos como tu que seremos maiores !! 6 jogos 6 finais ! É assim mesmo que todos teremos de encarar o que falta ! Jogo a jogo sempre com raça e atitude ! No final fazem se as contas ! FORÇA SANTA CLARA !!!

Anónimo disse...

um texto muito beme scrito!eu vou estar de certeza nessas ultimas finais a apoiar o santa clara ate ficar rouco!temos q tentar trazer o maximo de publico para o estadio e mostrar aos jogadores com eles e que contem connosco para a grande subida!
sabado é menos uma final e de espero dar mais 3 charutadas desta vez no covilhã!vamos la SANTA CLARA!!!!


Arquivo do blogue