Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

TEMOS PLANTEL DE LIGA SAGRES...


1. Depois de alguns meses ausente do estádio de são miguel, estou de regresso à ilha para passar uns dias com a família e descansar na terra que me viu nascer. Ao saber que o meu clube do coração jogava perante os seus (poucos) adeptos decidi deslocar-me ao estádio para ver ao vivo aquele que considero o principal candidato à subida de divisão. No entanto, como já referi neste espaço de opinião, os últimos jogos do Santa Clara têm mostrado uma equipa ainda à procura da sua identidade e do futebol que deliciou os adeptos na época passada. Mesmo à distância tenho acompanhado com especial atenção o futebol praticado pelo Santa (graças à invenção do século: a internet) e tudo o que se passa no clube. Apesar de termos perdido jogadores de inquestionável qualidade (falo de Pacheco, André Pinto, Vouho e... Ruy Neto) que foram brilhantes na temporada transacta, reforçamos o plantel com jogadores com provas dadas no futebol português (falo de Danilo e Tatu). Além disso, considero Vitor Pereira o melhor treinador desta liga e penso que, se não conseguirmos a tão ambicionada (e perfeitamente ao nosso alcance!!) subida de divisão será muito complicado segurá-lo na ilha porque pretendentes não lhe faltam.

2. Primeira desilusão no último domingo: a fraca assistência de espectadores. Continuo a não perceber porque é que as bancadas do estádio continuam às moscas. Apesar de não estarmos a exibir o futebol do ano passado, somos LÍDERES ISOLADOS e, só esse facto, justificava maior clubismo por parte dos santaclarenses. Mau tempo??, Estádio sem condições de conforto?? Outros programas para domingo a tarde?? Preço dos bilhetes??... Continuo a achar que nenhum destes factores é desculpa para os verdadeiros adeptos do Santa Clara faltarem à chamada de Vitor Pereira (muito bem o mister ao abordar este assunto na conferência de imprensa de antevisão do jogo). Na minha modesta opinião, tem a ver com o comodismo dos adeptos. Não há motivos para ficarmos em casa. Este clube tem que subir de divisão já este ano e, sobretudo nos jogos em casa, tem que sentir o calor dos adeptos, tem que sentir que os adeptos estão com a equipa. Meus amigos, com as bancadas vazias, não chegamos lá, o 12º jogador será fundamental na 2ªvolta do campeonato. Uma palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido pela claque Red Boys on Fire: continuem a apoiar a equipa com os vossos cânticos. Vocês dão um colorido diferente às bancadas e são fundamentais domingo após domingo no apoio à equipa. Continuem assim!!!

3. Apesar do futebol praticado pela equipa não ser brilhante (nesta liga vitalis é muito difícil praticar bom futebol tal a competitividade evidenciada por todos os clubes!), considero que a equipa está a jogar bom futebol. Esta evolução positiva deve-se ao facto de termos um modelo táctico que considero o mais adequado às características dos jogadores. Este modelo táctico que deu bons resultados a época passada e que continua a dar esta época assenta num 4-4-2 clássico com 2 alas bem abertos. Aliado a este modelo táctico, há a considerar o facto de já termos um onze praticamente definido, cujos jogadores já assimilaram em pleno as intruções do mister. Quando penso no futebol actual, penso numa equipa cujo modelo de jogo é praticamente semelhante ao modelo implementado pelo Santa Clara e que é um dos melhores clubes do mundo. Falo do Manchester United. Vejam um jogo do Man United e, a seguir, vejam um jogo do Santa Clara. A equipa inglesa joga com 4 defesas, 2 médios centros (em que um deles assume a organização do jogo ofensivo e o outro, mais defensivo, joga um futebol mais simples e linear), 2 extremos bem abertos nas alas e 2 avançados- centro muito móveis. Pensem nas semelhanças entre os jogadores: Carrick - Tó Miguel; Anderson - Oliveira; Nani - Lico; Ryan Giggs - Nuno Santos; Berbatov - Rennan; Rooney - Tatu.

4. Antes de começar o jogo com o Trofense, fiquei admirado ao ver Oliveira no banco de suplentes. Já todos sabemos que Oliveira é um dos melhores jogadores desta liga e o principal organizador de jogo da equipa. A sua presença em campo é de extrema importância, é um jogador que pauta todo o futebol da equipa e é ele que dá as coordenadas do jogo ofensivo da equipa. Admito que esteja com algum problema físico ou psicológico. Se não está a 100%, percebo perfeitamente que começe o jogo no banco. Mas aquele golo marcado ao trofense é um hino ao futebol, só os grandes jogadores conseguem golos assim. Este golo de antologia já mereceu o preço do bilhete. Espero, muito sinceramente, que nos próximos jogos este mesmo Oliveira nos delicie a todos com golos de belo efeito. Oliveira, quando está a 100%, é de facto o nosso mágico. Oliveira, mereces outros palcos e outro campeonato. Só espero que seja com a camisola do Santa vestida. Se não for com as nossas cores, espero que tenhas toda a sorte do mundo porque potencial não te falta.

5. Meus amigos, gostei muito da dinâmica da equipa no jogo com o Trofense. Não nos esqueçamos que o Trofense é um dos principais candidatos à subida de divisão e tem um plantel recheado de jogadores com experiência de 1ªliga. Só uma equipa unida, compacta, segura a defender e ágil no ataque consegue bater este Trofense. E foi isso que se passou no último domingo. Temos uma equipa com processo de jogo bem definido. Há jogadores neste plantel que estão confiantes e a jogar bem (falo de Danilo, Lico, Nuno Santos e Rennan). Rennan é um jogador muito útil e será, a par de Lico, uma das principais revelações deste campeonato. É muito importante termos na equipa um jogador com as características de Rennan, forte no aspecto físico, forte no um pra um e com um pé esquerdo que ainda fará muita moça nas defesas contrárias. Sem dúvida, foi uma excelente compra e se continuar a exibir o futebol que exibiu no último domigo será titular indiscutível desta equipa. Prevejo uma dupla atacante terrível e letal na 2ªvolta do campeonato: Rennan - Tatu!!! Que dupla!!! É bom não esqueçer que Nuno Santos está em crescendo de forma e que Lico (pra mim o melhor extremo direito deste plantel) já mostrou que mesmo jogando mal, pode ter um momento de rasgo individual e decidir um jogo. Além disso, livres frontais e descaídos para a esquerda são sinónimo de ...meio-golo!! Força Lico!!!

6. Vou abordar um tema e um jogador que não podia deixar de abordar. Falo do lado esquerdo da defesa e de Stopira. Já fui muito criticado neste blogue por não gostar de Stopira e por reclamar, mais que uma vez, o regresso de Nuno Sociedade à equipa. Após o jogo com o Trofense, continuo a não gostar deste defesa cabo-verdiano. Apesar de Stopira ser um jovem com valor e potencial e poder, no futuro, vir a ser proveitoso em termos económicos, continuo a achar que o calcanhar de aquiles desta equipa é o lado esquerdo da defesa. Esta defesa merece um defesa-esquerdo experiente e mais seguro a defender. Stopira ataque bem mas defende muito mal. Repito, defende muito mal. É um jogador que dá muito espaço ao adversário, revela ingenuidade na forma como aborda os lances e na forma como corta a bola (vejam como nasceu o golo do Beira-Mar em casa e que nos tirou 2 pontos) e não tem experiência suficiente nesta verdadeira maratona que é a liga vitalis. Sei que é uma aposta constante de Vitor Pereira mas penso também que já era altura de dar uma oportunidade a Nuno Sociedade. Além disso, a braçadeira de capitão fica muito bem no braço do NOSSO NUNO SOCIEDADE!! Quando o Nuno entrou em campo no último jogo, à minha volta os adeptos ficaram satisfeitos por voltar a ver jogar o ETERNO CAPITÃO!! Força Nuno, estou a torcer para que voltes à titularidade!! Acima de tudo, os adeptos, eu incluído, têm muito respeito por ti e pelo teu valor futebolístico. A tua sagacidade e raça, aliada à tua experiência, são fundamentais para subirmos de divisão.

7. Para finalizar, gostaria de partilhar uma frase de Luis Freitas Lobo (o melhor comentador desportivo da actualidade), um verdadeiro sábio do futebol, sobre o nosso Santa Clara. Disse isto num programa dedicado ao futebol "o Santa Clara está a jogar muito bem"!!!. Se ele o disse, quem sou eu para contrariar!!

8. O meu onze para derrotar o Gil Vicente e para sermos líderes no final de 2009 é este: Matt Jones; Hernani, João Dias, Danilo, Nuno Sociedade; Tó Miguel, Oliveira, Nuno Santos e Lico; Rennan e Tatu.


Tiago Oliveira
(tiagooliveira25@gmail.com)

Sem comentários:


Arquivo do blogue