Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CARTA ABERTA AO TREINADOR VITOR PEREIRA


Caríssimo Prof. Vitor Pereira, sou sócio e adepto do maior clube dos Açores e gostaria de partilhar consigo (e com todos os seguidores deste fantástico blogue) algumas considerações que tenho a seu respeito e ao seu magnífico trabalho à frente do Clube Desportivo Santa Clara.
Deixe-me que lhe diga que estava para escrever esta "espécie de carta" desde o jogo em Fátima mas motivos pessoais e profissionais adiaram esta minha vontade em falar consigo. No entanto, escolhi ser este o momento certo porque é nas horas de maior tristeza que precisamos de umas palavras de conforto. Escrevo esta carta no dia seguinte à derrota caseira diante do Penafiel (provavelmente a pior exibição desta época) porque sei que ainda deve estar a tentar perceber o motivo da derrota frente ao penúltimo classifico e, claramente, equipa de qualidade inferior à nossa. Contudo, não estou aqui para criticar as suas opções ou apontar os erros cometidos durante a referida partida. Todos nós temos dias maus e dias em que mais vale ficar em casa (quer na vida, quer no futebol) e sei que ontem (derrota com o Penafiel) o que se passou em campo não reflecte, nem de perto nem de longe, aquilo que este grupo de trabalho (jogadores, treinador e direcção) pode fazer no futuro. Meu caro, apesar da pálida exibição de ontem, eu só consigo pensar num futuro risinho se permanecer neste clube no próximo ano (digo próximo ano porque ACREDITO FIRMEMENTE QUE VAMOS SUBIR ESTE ANO!!!).


Vou-lhe ser sincero: acompanho o CD Santa Clara desde muito novo (joguei nas camadas jovens desde os meus tenros 8 anos de idade até aos "borbulhentos" 17 anos) e, por motivo de prioridades, deixei o futebol para me dedicar aos estudos. Apesar de ter deixado de jogar futebol de competição, continuei a acompanhar os jogos do meu clube do coração, vibrando com as vitórias e sofrendo com as derrotas. Mas, a partir do momento em que o Prof. Vitor Pereira "pegou" neste barco à deriva (diria mesmo, barco a afundar-se) eu senti, e ainda sinto, que este clube está em boas mãos. Não me esqueço (tal como muitos adeptos do CD Santa Clara) que este clube, antes da sua chegada, andava pela Liga Vitalis a fugir à despromoção, lutando, atè à última, para não se afundar ainda mais na tabela classificativa. Este clube, quando era treinado por Paulo Sérgio (actual técnico do Vitória de Guimarães), "arrastava" ao estádio cerca de 50/100 pessoas. Este clube, quando era treinado por Paulo Sérgio, realizava exibições medíocres, tinha jogadores que considerava "medíocres" e apenas 3 ou 4 jogadores se aproveitavam: Nuno Sociedade, Bruno Novo, Maurinho e Júlio César. Os restantes, perdoem-se os visados, apenas tinham lugar na Série Açores. Este clube, quando era treinado por Paulo Sérgio, levava goleadas à moda antiga (não me esqueço de um 1-5 em Estoril, 1-4 em casa diante do Gil Vicente, 0 - 4 em Gondomar... e fico-me por aqui para não ferir susceptibilidades). Este clube, quando era treinado por Paulo Sérgio, nem claque tinha. Este clube, quando era treinado por Paulo Sérgio, não tinha ambições de subida, lutava apenas para...não perder!!!. Podia estar aqui horas e horas a bater na mesma tecla...mas não vale a pena!

Voltando ao motivo que me levou a escrever esta carta. Quando soube que o futuro técnico (na fase pós - Paulo Sérgio) do meu clube se chamava Vitor Pereira fiquei um pouco desconfiado. Mas quem seria este jovem treinador (ainda na fase inicial da carreira) vindo das escolas de formação do FC Porto e com um currículo praticamente desconhecido?!?!?! Bem, vamos dar o benefício da dúvida. Vamos ver como se comporta um jovem técnico, com pouca experiência de segunda liga, ainda por cima a formar um plantel de jogadores praticamente desconhecidos! Pumba!! Acertamos em cheio. Soube, mais tarde, que tinha sido colega de curso do Prof. Bermonte e que tinha sido ele a referenciá-lo às altas instâncias do clube. Em boa hora, diga-se de passagem.


Quero que saiba que sou um grande admirador seu. Admiro o seu trabalho, a forma estoica como gere a equipa durante os jogos, a forma como coloca as peças do xadrez (leia-se jogadores em campo), a forma como, desde o banco, dá indicações aos seus jogadores e, acima de tudo, a forma como vibra com os golos da nossa equipa. O seu estilo e posse no banco de suplentes faz-me lembrar o grande José Mourinho (que jeito dava ao meu FCP neste momento!!!), até mesmo no guarda -roupa encontro semelhanças com "Special One" (o melhor treinador que alguma vez já passou pelo futebol português). Considero-o uma pessoa inteligente, ambiciosa, metódica e, mais importante que tudo, trabalhadora. A forma como passou do quase anonimato ao reconhecimento da crítica como um dos melhores treinadores em portugal (acredito que será, muito em breve, um dos 5 melhores treinadores portugueses, a par de Domingos Paciência e Leonardo Jardim) é fruto do excelente trabalho desenvolvido desde que tomou conta desta equipa. Não é qualquer um que chega aos Açores e, reunindo um conjunto de jogadores praticamente desconhecidos dos amantes do futebol, coloca a equipa a jogar um futebol vistoso como fez no ano passado. Apesar desta época não estar a ser tão brilhante como a do ano passado (como é possível não termos subido de divisão!!!!) continuo a achar que o Santa Clara de Vitor Pereira tem muita qualidade e tem todas as condições para chegar ao fim do campeonato em posição de subida.
Enquanto o clube do meu coração estiver a ser treinado por si, eu continuarei a pensar desta forma porque apesar das derrotas eu acredito que logo a seguir virá uma vitória e uma boa exibição. Digo mais: desde que me conheço nunca vi este clube jogar um futebol tão alegre, tão vistoso, tão trabalhado como aquele que estou a ver desde que iniciou funções de treinador no CD Santa Clara. Desde que sua excelência tomou conta da equipa, vejo mais gente no estádio, vejo uma claque oganizada quinzenalmente nas bancadas do Estádio de São Miguel (finalmente!!!), vejo mais gente (desde jornalistas até simples adeptos de futebol) a falar do seu trabalho, vejo o meu clube a lutar pelos 3 pontos em qualquer estádio do país, vejo gente à minha volta que me diz: "...não haja dúvidas que a melhor coisa que podia ter acontecido ao Santa Clara foi a vinda do Vitor Pereira", enfim, só vislumbro coisas positivas relativamente à sua pessoa e ao seu trabalho.

Não me esqueço também da forma educada e sincera como cumprimentou os adeptos no final do jogo com o Estoril no ano passado (eu estava lá!!) e com o Carregado e Fátima este ano (onde também estive!!). Este clube com 89 anos de história (PARABÉNS SANTA CLARA!) merece pessoas como você. Pessoas honestas, competentes, humildes, trabalhadoras e ambiciosas. Muito sinceramente, gostava que ficasse no clube por muitos anos porque tenho a certeza que, quando for embora, vai deixar muitas saudades a todos os santaclarenses. Ficará a recordação do homem e do treinador que muitos clubes desejariam ter no leme das suas equipas. Aconteça o que acontecer (digo e repito: no início de Maio vamos todos festejar a subida de divisão!!!) daqui para a frente, a época 2008/2009 ficará, pelo menos para mim, como o ano em que este clube voltou a ser respeitado por tudo e por todos.
Por mim, ficava no clube para sempre!!!

...Agora toca a trabalhar porque domingo em Oliveira de Azeméis há um jogo para ganhar...


Com os melhores cumprimentos


Lisboa, 1 de Fevereiro de 2010

Tiago FP Oliveira
(tiagooliveira25@gmail.com)

5 comentários:

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do Tiago. Realmente, Vitor Pereira é um técnico à parte e só quem já teve oportunidade de com ele privar pode alcançar o seu valor. Vitor vestiu a camisola do Santa Clara e dos Açores. Sofre como por cá andasse há muitos anos. É um treinador jovem a quem não falta ambição e, mais importante, tem uma capacidade de ler o jogo como poucos. Sinceramente, olho para a maior parte das equipas da I Liga e não vejo que elas sejam melhor comandadas que o Santa Clara. Não vou pedir que Vitor vá para o meu Sporting, porque isto seria dar um tiro no meu próprio pé. O Santa Clara precisa deste treinador, é com ele que vamos chegar onde pretendemos, mesmo contra aqueles que têm como principal passatempo falar mal daquilo que está a ser feito. Também saí desiludido do estádio no passado domingo. Mas, meus amigos há males que vêm por bem: aprendemos a lição. Não foi por Vitor Pereira que perdemos o jogo. Por ele, pelo menos pela forma como gesticulou e puxou pelos jogadores, tínhamos ganho por alguns cinco ou seis a zero. Há dias assim, paciência. Domingo há e em Oliveira de Azemeis a resposta vá ser cabal. A Oliveirense que se cuide, porque o Santa Clara vá ferido.
Pedro Ferreira

Jordão disse...

É sim senhores um grande treinador!

João Martins disse...

Até me arrepiei Tiago ! Fantástico ! Antes muitos adeptos fossem como tu e estaríamos ainda melhor ! Estou contigo e vamos apoiar até ao fim este clube que é nosso ! FORÇA SANTA CLARA !! FORÇA VITOR PEREIRA !! FORÇA JOGADORES E DIRECÇÃO !!

Anónimo disse...

até podem subir mas no domingo vão perder mais 3 pontinhos com a grande oliveirense.
acho bem que os adeptos apoiem o seu treinador mas muito sinceramente acho o pedro miguel muito mais treinador que o vitor pereira,pois com equipas muito mais baratas acaba por fazer grandes campeonatos,e podem perguntar aos vossos jogadores oliveira e nuno santos que de certeza absoluta irão confirmar o valor do pedro miguel.
como disse boa sorte para o vosso campeonato menos no domingo.

Anónimo disse...

Ola Amigos do S.Clara.Bom dia a todos e boa disposicao.
No momento em que li esta carta aberta ao vosso treinador,senti uma pequena revolta,nao pelo conteudo da mesma,mas sim pela pessoa a quem era derijida.
Revolta,pelo simples motivo de que esse sr.que embora prof. nao tem respeito nenhum pelas instituicoes desportivas adversarias,no caso muito concreto com a minha Oliveirense,e porque?

Nao mais me poderei esquecer da maneira como fez para a contratacao do Oliveira,ou seja vir falar com o jogador no proprio Estadio da Oliveirense no intervalo de um jogo em que a Oliveirense lutava para subir (como subiu) de divisao.
Todos somos livres de contactar quem quer que nos interesse,agora da maneira que o fez,sinceramente.......
Convem aqui frizar que esto sucedeu na epoca anterior a ida dele para o Santa Clara.
Nada me move contra o Santa Clara,ja foi dirigente e nunca actuamos dessa maneira,sempre se contactou e contratou jogadores,mas nunca quando estes estivessem concentrados nos jogos das suas equipas.
Abraco a todos e felicidadespara o v/clube,menos para o proximo Domingo.
Saudacoes Unionistas


Arquivo do blogue