Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

JOGUEM POR AMOR À REGIÃO

1 - Estamos a entrar na fase decisiva do campeonato e na fase em que apenas os mais fortes conseguem resistir a tudo e a todos. Faltam sensivelmente 3 meses para o fim do campeonato e as aspirações do nosso clube permanecem iguais às que foram "sonhadas" no início do campeonato. No entanto, quero deixar claro que apesar de estarmos a apenas 4 pontos do primeiro lugar considero que a luta pela subida vai ser muito complicada. Complicada porque somos um clube pequeno de uma região pequena e quando comparados com os "tubarões do norte" (esta expressão significa capacidade de movimentação e de influência junto dos orgãos de poder da liga) como por exemplo a Oliveirense, o Feirense, o Trofense, sinto que, de facto, vamos ter a vida muito dificultada. Não gosto muito de escrever sobre o que se passa nos bastidores do futebol, prefiro antes escrever sobre os artistas da bola e da liderança/competência/trabalho/inteligência/mérito (refiro-me às qualidades inquestionáveis do mister Vitor Pereira) mas gostaria de fazer um apelo aos dirigentes do Santa Clara. Estejam muito atentos (repito: muito atentos!!) aos próximos jogos das equipas acima referidas! Isto porquê? Porque se, no final do ano passado, houve claramente jogadas de bastidores a envolver o União de Leiria e o Feirense, este ano pode acontecer muita coisa "suja" a envolver os clubes que lutam desesperadamente pela subida de divisão. Acho que não é preciso recordar aos mais esquecidos o que se passou com Alemão (guarda redes de grande qualidade que, tendo em conta os actuais guarda -redes do Santa Clara, nem precisava de se cansar muito para ser titular indiscutível) no final da temporada passada, nem a "vergonha" que eu vi com os meus próprios olhos em santa maria da feira quando perdemos, de forma inglória, a tão merecida e ansiada subida de divisão. Meus amigos, perder um jogo naquelas condições ainda deve tirar o sono a muitos dos actuais jogadores do Santa Clara. Foi mau demais!!!
Por isso, tenham muita atenção às arbitragens (porque será que os jogos da Oliveirense são semana após semana transmitidos pela Sportv?????)) e aos erros...infantis de jogadores que jogarem contra essas equipas!
Porque será que Alemão deixou escapar a bola no jogo com o Desportivo das Aves (jogo chave do ano passado) em casa e deu o golo do empate a este clube??? Hum... a bola devia estar molhada!
2. Nos últimos dias tenho evitado falar das opções do mister Vitor Pereira porque, acima de tudo, respeito o seu trabalho e a sua capacidade de escolher quem está em melhor forma. Sinto que não devo por em causa as suas opções semanais porque ele é que sabe com quem trabalha e quem merece jogar. No entanto, há uma dúvida que tenho permanentemente sempre que vejo quer a lista de convocados quer os jogadores escolhidos para jogar de início. Porquê mexer tanto?? O Santa Clara do ano passado tinha um onze base que raramente era alterado, salvo mudanças devido a castigo ou lesão. Este ano, estamos constantemente a mudar de guarda redes (ora joga Ney ora joga Mat Jones) e acho que o açoriano João Botelho merecia uma oportunidade. Não por ser açoriano mas por ser o único que ainda não jogou e por ser um guarda redes com alguma experiência nesta liga. Mister porque não apostar em João Botelho nos útimos 10 jogos do campeonato??? Relativamente à defesa, penso que temos jogadores de grande qualidade (a dupla João Dias - Danilo é inquestionável) mas volto a frisar que Nuno Sociedade, devido à sua experiência, merecia ser o dono do lado esquerdo da defesa. Para o lado direito da defesa, Hernani é, quanto a mim, o melhor defesa direito da liga vitalis. Quando estiver recuperado, tem que ser titular. Os lançamentos longos de Hernâni ainda vão resolver muitos jogos deste campeonato.
No que à linha média diz respeito, não percebo porque ora joga Tó Miguel ora joga Gabi ora joga Neto, ora joga Oliveira. Não percebo porque numa semana Tó Miguel é titular e na outra a seguir fica de fora dos convocados, não percebo porque Oliveira joga 2 jogos seguidos e depois encosta 1, não percebo porque Ruy Neto não é titular desta equipa (em Fátima a sua entrada em campo foi decisiva para a reviravolta), e para o lado direito do ataque já jogaram 5 jogadores diferentes: Feliciano, Fofana, Lico, Ruy Neto e Neto. Porquê mudar tanto?!?!
No ano passado, não me recordo de tantas mudanças no onze inicial. É verdade que este ano temos mais opções e temos um plantel mais numeroso mas mudar constantemente de convocatórias pode ser sinal de que algo não está bem. Espero estar errado e espero também que o mister, nos jogos que falta disputar, não mude tanto de equipa. Precisamos de um onze base que dê garantias de sucesso e de um onze base forte que entre em cada partida com o pensamento na vitória.
3. Gostei muito das declarações de Vitor Pereira no final do jogo com a Oliveirense. Apesar da derrota num campo tradicionalmente difícil, o treinador encheu o peito de ar e disse, perante as câmaras de televisão, que acredita neste plantel e acredita na subida de divisão. Eu digo o mesmo: acredito na subida de divisão. Apesar de continuar a achar que o futebol praticado pela equipa este ano está muito aquém do exibido a época passada, continuo a achar que este grupo de jogadores (mesmo com tanta mexida na equipa!!) tem potencial para chegar ao fim do campeonato e festejar, como eu espero, a subida de divisão. Além disso, temos um treinador ambicioso, jogadores que tinham lugar em qualquer clube de média dimensão da liga principal (falo de João Dias, Oliveira, Renan, Nuno Santos, Hernani) e uma direcção competente e empenhada.
No entanto, acho que temos maus adeptos. Adeptos que continuam a faltar aos jogos do santa clara, adeptos que acham que este clube não vale nada, adeptos que só vão ao estádio apoiar a equipa quando esta ganha, adeptos que não fazem o mínimo esforço para sair de casa e ir ao estádio puxar pela equipa. Estes adeptos, meus caros amigos, só vão estádio quando este clube estiver na liga sagres. Desculpem-me a espressão mas estes adeptos que referi são os chamados "adeptos parasitas". Só sabem falar mal mas quando o clube está na mó de cima e prester a subir de divisão, são os primeiros a dizer que são do santa clara desde que nasçeram. Os adeptos que merecem o meu respeito são aqueles adeptos que vão ao estádio, quer faça chuva, quer faça sol, são aqueles que domingo após domingo estão ao lado da equipa quer esta perca ou ganha. O verdadeiro adepto do santa clara não perde um único jogo da sua equipa quer esta jogue de manhã, à tarde e à noite. O verdadeiro adepto sofre pela sua equipa desde o início até ao fim do campeonato.
Olhem para o trabalho da claque "Red Boys on Fire" e vejam que eles nunca faltam. Eles, sim, representam os verdadeiros adeptos do santa clara. Parabéns "Red Boys on Fire" pelo vosso excelente trabalho em prol deste clube. Vocês, tal como a equipa, merecem subir de divisão.
Grande abraço a todos os verdadeiros adeptos do Clube Desportivo Santa Clara!
Tiago Oliveira

5 comentários:

João Martins disse...

Mais um grande texto Tiago ! Concordo contigo sobretudo em relação aos adeptos ! É com grande pena minha que vejo muita gente só "aparecer" quando a equipa perde e ir ao estádio só para mandar vir ! Enquanto noutros clubes acredita-se e apoia-se aqui só se deita abaixo ! Salva-se o grande apoio que a nossa claque tem dado e é uma pena não poderem também estar presentes nos jogos fora. Verdadeiro adepto apoia do principio ao fim ! FORÇA SANTA CLARA ! FORÇA RBOF !!

Anónimo disse...

QUEM FALA ASSIM NA E'GAGO
DEVIAS DE TER MAIS RELEGO AO REFERIR-TE AOS CLUBES DO NORTE.
ARRANJEM TREINADOR BOM E ENTA PENSSEM NA SUBIDA.
LOL

moreirense disse...

gostaria de ver o santa clara na 1ª divisao
vao conseguir



abraço de Moreira

sabes lá bem o que dizes---- disse...

tubaroes do norte?????


sabes lá bem o que dizes....e voces que recebem o dobro ou o triplo do dinheiro que os clubes do continente recebem?voces e os da madeira....

voces noa tem é categoria para subir...e este ano ides morrer de novo na praia.....e é bem feita....

redboysonfire@sapo.pt disse...

PARABÉNS Tiago, este artigo espelha muito bem o verdadeiro adepto Açoriano.


Arquivo do blogue