Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Há que levantar a cabeça... urgentemente!!!

1. Este início de época tem defraudado as expectativas da maioria dos sócios e simpatizantes do CD Santa Clara, incluindo aqueles que acompanham o dia-a-dia deste clube mesmo à distância. Confesso que, nesta altura do campeonato, esperava uma equipa mais forte, mais consistente e mais capaz de lutar em qualquer campo pelos 3 pontos. No entanto, o que vejo é uma equipa, ainda, à deriva, sem um onze-base definido (veja-se o caso do Sporting que muda de jogadores de dia para dia) e com muitas dúvidas e equívocos. Vejo uma equipa que ainda não assimilou as ideias do seu treinador, mudando constantemente de guarda-redes e de sistema de jogo. Vejo uma equipa que ainda procura a sua identidade de jogo e nota-se que os jogadores ainda não se conhecem bem uns aos outros. De quem é a culpa?? Será dos adeptos que sistematicamente continuam longe da sua equipa, faltando aos jogos em casa?!?! Será do treinador que não tem capacidade para liderar esta equipa?? Será dos jogadores que não têm valor para estar nesta equipa?!?!? Serão os elementos da comissão executiva os principais culpados por não transmitirem estabilidade directiva a este grupo de trabalho?? Bem... quanto a mim, é um pouco de tudo.
Não nos podemos esquecer que este grupo de trabalho é praticamente novo, a começar pelo seu jovem treinador. É verdade que Vitor Pereira (o melhor treinador que já passou por este clube!!!) também "pegou" numa equipa completamente nova e formada por jogadores que ninguém conhecia e conseguiu, logo no ano de estreia, começar a ganhar desde o inicio e apenas claudicando nas últimas jornadas. É verdade que tínhamos jogadores mais experientes (como Rincon, Hernani, Nuno Sociedade, Leandro Tatu, entre outros) que infelizmente já não fazem parte deste grupo de trabalho e tínhamos um modelo de jogo definido e consistente.
Este ano, Bruno Moura ainda não encontrou um modelo de jogo consistente e adequado à real valia deste grupo de jogadores (ora joga em 4-4-2 losango ora joga em 4-4-3), agravado pelo facto de mudar de guarda redes de jogo para jogo e de nunca repetir o mesmo onze. Assim, obviamente, não será possível ganhar jogos e subir na classificação. Enquanto não houver um onze-tipo, esta equipa continuará à deriva, sem fio de jogo e sem condições para mostrar que tem capacidade para lutar pela subida.
2. Apesar de estarmos numa posição classificativa nada honrosa, penso que chegou a altura deste grupo de trabalho cerrar os dentes e lutar até à exaustão pelos 3 pontos. Não quero dizer com isto que os jogadores não se esforçam ou não se empenham em campo, mas, sinceramente, 4 pontos em 15 possíveis é muito mau para quem anda a assumir que quer subir de divisão. As próximas 3 jornadas do campeonato (Belenenses e Gil Vicente em casa e Varzim fora) serão decisivas para Bruno Moura. Se a equipa não conseguir fazer, pelo menos, 6 pontos nestes confrontos, penso que o treinador terá os dias contados. O fosso entre os primeiros e os últimos começa a aumentar e se nas primeiras 5 jornadas tivemos 2 deslocações complicadas a partir de agora "ou vai ou racha". Se for, é porque afinal este plantel tem capacidade para lutar pela subida; se rachar, peço desculpa, mas Bruno Moura não tem capacidade para continuar. Este é o sentimento de muitos adeptos do CD Santa Clara que merecem ver a sua equipa em posição mais honrosa.
3. Há jogadores deste plantel que têm revelado bons pormenores, ao passo que outros foram claramente apostas falhadas. Pela positiva, gostaria de destacar a contratação de Ilic para o centro da defesa. Parece-me ser um bom defesa, forte no jogo aéreo e uma boa aposta de futuro. No meio-campo, Jeferson tem dado boa conta do recado e no único jogo que lhe vi fazer (em Sta Maria da Feira) gostei da sua atitude e da sua entrega em campo. É um médio lutador e bom recuperador de bolas. Fajardo, pela sua experiência, pode vir a ser uma mais valia mas, pelo que me parece, ainda está à procura da sua melhor forma. Não nos podemos esquecer que é um jogador que vem de uma longa paragem. Pacheco ainda não apareceu mas pelo que me têm dito ainda não está nas melhores condições físicas. Quando estiver na sua melhor forma, não tenho dúvidas que será titular indiscutível. No ataque, tenho gostado da irreverência de Alex. Apesar de ser um jovem, tem mostrado bons pormenores e tem um pé esquerdo que desiquilibra. Precisa, no entanto, de ser mais consistente nas suas acções e treinar mais o jogo colectivo. Por vezes, perde-se muito em jogadas individuais. Quanto a Renan e Moreira, já escrevi neste espaço que espero muito deles. E quando digo espero deles, quero dizer espero golos. Renan já mostrou, sobretudo, o ano passado que é um bom jogador e Moreira também mostrou no Oliveirense que é um jogador regular e capaz de marcar golos e ser útil no ataque.
De negativo, há jogadores nesta equipa, sobretudo na defesa (o jogo em Sta Maria da Feira foi um dos piores jogos defensivos que já vi este clube fazer) que não têm valor para estar neste plantel...
4. Já que falamos de jogadores, gostaria de sugerir ao mister Bruno Moura que visse alguns jogos do Operário (parabéns ao mister Francisco Agatão pelo excelente trabalho que tem vindo a fazer no Operário e que muitas vezes não é reconhecido por isso) e tivesse particular atenção a 2 jogadores que, quanto a mim, têm valor e potencial para estar numa divisão superior e porque não no CD Santa Clara. Falo do central Kay e do avançado Fabricio. Duas posições da nossa equipa que precisam de ser reforçadas no mercado de Inverno.
5. Próxima, e decisiva, etapa: ganhar ao Belenenses. Como já referi, o próximos 3 jogos serão cruciais para esta equipa, diria mesmo cruciais para o futuro de Bruno Moura. Gostaria de ver as bancadas do Estádio de São Miguel com mais público mas prevejo uma péssima assistência no próximo domingo. Motivos?? A equipa não ganha, está numa crise de resultados e de confiança evidentes e, perante este cenário negativista, acho pouco provável a adesão de público, excepto a claque do clube e uns míseros 100/200 adeptos. É triste mas é a nossa realidade. Mesmo quando tínhamos Vitor Pereira no comando da nossa equipa e a equipa a jogar bom futebol (e mais importante, em lugares de subida) as bancadas do estádio permaneciam despidas do público. O que dizer do facto de estarmos num modesto 14ºlugar....
6. Este, quanto a mim, é o melhor onze do Santa Clara: Matt Jones, Vitor Alves, Tenga, Ilic e Nélson; Jeferson, Pacheco e Fajardo; Alex, Moreira e Renan. Acredito que, com estes jogadores, conseguiremos ganhar ao Belenenses e dar um "pontapé" na crise. Vou acompanhar o jogo através da TV e vou torcer pelos 3 pontos. Eu, tal como todos os adeptos do CD Santa Clara, quero ver esta equipa a subir na classificação e acredito na qualidade destes jogadores. Mas tem que haver mais entrega, mais atitude, maior garra na luta pela vitória. Quero lembrar os jogadores que estão a jogar por um clube que não representa uma freguesia, não representa uma cidade, não representa uma ilha... representa uma região inteira!!!!!!
7. Não queria deixar de dar a minha opinião face ao momento directivo que este clube atravessa. Estamos a sensivelmente 1 mês das eleições para a direcção do CD Santa Clara e apesar de não haver listas oficiais já se perfilam alguns nomes. E um destes nomes (que são dois, neste caso) não me traz boas recordações. Falo, obviamente de Paulino Pavão e Luciano Melo. Gostaria que os santaclarenses não se esquecessem que este clube quando era liderado por estes dois senhores esteve quase a fechar as portas e a sua direcção cometia erros atrás de erros. Não quero acreditar que vamos voltar ao passado negro e obscuro que infelizmente quase nos levou à bancarrota...
Uma vez que ainda não há candidatos oficiais, não queria estar a revelar a minha preferência mas parece-me lógico e coerente apoiar a actual comissão de gestão e sobretudo, apoiar um homem que muito tem feito por este clube e que merece o respeito (leia-se votos) por tudo o que tem feito para levar este clube a uma dimensão consentânea com os seus pergaminhos. Graças ao trabalho dele e da sua equipa, eu e muitos adeptos deste clube voltaram a acreditar que este clube está vivo e bem vivo. Eu voto Mário Baptista, é o meu presidente!!!!! 
Tiago Oliveira

1 comentário:

Unknown disse...

bom dia so quero dizer que para mim o maior problema do santa clara esta nas laterais. vitor alves e nelson (principalmente o vitor alves) não têm qualidade para jogar ali. estes jogadores nao sabem e nem atacam o k provoca uma atabalhoação no estilo de jogo da equipa.


Arquivo do blogue