Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Um díscipulo do génio de Cruyff

Basta que se acredite no significado oculto dos nomes para se entender as projecções das pessoas próximas de Vítor Pereira, que lhe auguram "um grande futuro".
Na onomástica, Vítor é atribuído à pessoa vencedora e competente. Qualidades reconhecidas ao treinador do Santa Clara, que, no passado domingo, entrou para a lista dos tomba-gigantes, ao eliminar o Marítimo da Taça de Portugal. Diz quem o conhece bem que este triunfo é apenas a ponta do icebergue da sua capacidade técnica.
A inteligência aliou-se à inovação ainda nos tempos da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física do Porto (FCDEF), "tornando-o num excelente aluno" e "o primeiro a apresentar uma tese tendo como estudo o Barcelona". O testemunho é dado pelo mestre Vítor Frade, que logo aí detectou "o interesse e a sensibilidade pela qualidade de jogo".
Vítor Pereira agarrou-se ao ímpeto da maior referência do futebol mundial nos inícios da década de 1990. Também ele, tal como fizera o actual treinador do Benfica, Jorge Jesus, foi para Barcelona inspirar-se na cartilha de Johan Cruyff. O estudante, natural de Espinho, esmiuçou ao mais ínfimo pormenor a superpotência catalã. Absorveu gestos, tendências tácticas e o sentido de disciplina de um homem que já conquistara o mundo pelo requinte com que jogava à bola.
A escolha do Barcelona encheu o peito de orgulho a Vítor Frade, que lhe deu uma "nota alta" aproximada à granjeada por José Guilherme (19,5 valores), na altura outro dos seus pupilos, agora adjunto de Carlos Queiroz. Desta fornalha saiu Rui Quinta, actual técnico do Gil Vicente, mais um incluído "na nova geração de bons treinadores". Pois, alega Vítor Frade, "com eles a qualidade do futebol avança".
Em avanço está a carreira de Vítor Pereira, que abandonou o anonimato da II Divisão para se posicionar, numa época, na rampa que, dentro em pouco, o conduzirá a outro patamar. O seu nome já circulou e continua a circular na I Liga, mas o desejo de subir o Santa Clara, mantém-no sossegado no meio do Atlântico.
A meticulosidade táctica e a observação rigorosa dos adversários equipara-o a José Mourinho. Mas, atenção! Vítor Pereira renega qualquer tentativa comparativa ao nível de Lo Speciale. Não há cópias, nem coisas parecidas. Há apenas um indíviduo orgulhoso de quem é e do que vai conquistando. É um homem de fé, generoso, disponível. "Que merece um grande futuro". A sentença não é exclusiva a Vítor Frade.

2 comentários:

Anónimo disse...

VITOR PEREIRA O SUSSECOR DE PAULO BENTO

Anónimo disse...

SUCESSOR DE QUEEEEEEEEMMMMMMMMMM?
VOCES DEVEMESTAR TODOS MALUCOS...
MAS QUE CORRICOLUM TEM ESTE TIPO?
A TEORIA E MUITO BONITA O PIOR E A PRATICA.
O EUSEBIO,MARADONA,PELE ETC.ETC. FORAM GRANDES JOGADORES MAS TREINADORES SAO ZEEEERRRRO.
ESSE TIPO O QUE FEZ EM ESPINHO COM UMA SUPER EQUIPA? ZEEEEEEERO.


Arquivo do blogue