Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Acredito no trabalho de Bruno Moura e acredito que a equipa poderá crescer nos próximos jogos...

1. Apesar de estarmos ainda numa fase muito prematura da temporada futebolística, penso já ser possível fazer uma breve análise ao plantel do cd santa clara versão 2010-2011.
 Antes de mais, foi com algum desagradado que vi partirem jogadores de qualidade que faziam parte do plantel do ano passado, a começar pelo seu treinador (Vitor Pereira) e passando por jogadores indiscutíveis, tais como Danilo, João Dias (não sei o que faz na 2liga, merece claramente palcos maiores), Hernani, Stopira, Oliveira (jogador de 1liga), Nuno Santos, Ruy Neto,Tatu, Rincon, Valter, etc. 
Não me lembro de termos um plantel tão forte e tão coeso como o do ano passado e só não subimos de divisão por muito azar e por, mais uma vez, termos claudicado nos últimos 4/5 jogos. Enfim.. o passado já lá vai e agora há que olhar para o presente e para o futuro.
2. E o presente chama-se Bruno Moura
Tenho acompanhado, como sempre, toda a actualidade do clube do meu coração quer através da internet (o site do clube está de parabéns pela excelência das notícias e pela qualidade fotográfica) quer através de notícias dos jornais e da tv. Pelo que me apercebi fizemos uma boa pré-epoca com algumas vitórias moralizadoras e muita gente nova a querer mostrar serviço. No entanto, a pré - época, na minha opinião, não vale absolutamente nada . Podíamos ganhar todos os jogos e entrar no campeonato a perder, por isso, os jogos de pré - época servem essencialmente para testar um modelo de jogo (táctica adequada às características dos jogadores) e para afinar esse mesmo modelo. Já se percebeu que o técnico Bruno Moura é adepto do 4-4-2 losango e que este modelo de jogo (não sou grande adepto do losango!!!) serve sobretudo para dar consistência ao miolo do terreno mas necessita de laterais ofensivos que possam dar largura ao jogo e servir, através de rápidas transições pelos flancos, os 2 avançados da equipa. 
No entanto, no único jogo que assisti "ao vivo" até ao momento (jogo com o Estoril para a Taça da Liga) deu para ver que o losango não funciona nesta equipa (posso estar enganado, mas fiquei com essa impressão!!) porque não temos laterais ofensivos e porque o jogo a meio - campo fica muito confuso e sem ideias. A equipa, no referido jogo, melhorou substancialmente quando, na 2parte, a equipa passou a jogar com 2 médios flanqueadores e com Renan e Balde no centro do ataque. Com esta mudança táctica, a equipa ficou mais perigosa e jogou um futebol mais bonito e vistoso.
3. Quando tivermos todos os jogadores à disposição (falo de Ilic, Pacheco, Gabi e Jeferson, que recuperam de lesões) associado aos novos reforços de última hora, sobretudo o experiente Fajardo, que penso ser uma boa contratação para dar consistência ao meio campo, podemos melhorar o futebol praticado nos últimos jogos. A equipa ainda está muito "verdinha", os jogadores ainda se estão a conhecer uns aos outros mas penso que o futuro poderá ser risonho. Acredito no trabalho de Bruno Moura e acredito que a equipa poderá crescer nos próximos jogos se, perdoem-me a insistência, o treinador optar por um sistema táctico que explore os flancos e não afunile as jogadas ofensivas pelo meio do terreno, como tem acontecido nos últimos jogos. Apesar de ser prematuro afirmar qual o sistema táctico de eleição, gostaria de ver esta equipa a jogar em 4-1-3-2. 
Na baliza, Ney não oferece garantias de segurança e quando nos lembramos dos erros cometidos no ano passado, eu fico com a sensação que a baliza não está bem entregue. Temos Matt Jones que mostrou no ano passado que é uma boa alternativa. É um jovem que mostrou por diversas vezes que tem qualidade para ser o número 1 da baliza. Entre Ney e Matt Jones, eu escolho Matt Jones.
Na defesa, penso ser o grande problema desta equipa. Temos 2 centrais (Diogo Silva e Edgar) que, até agora, não mostraram ser sólidos e seguros no centro da defesa. Vi-os jogar com o Estoril e não gostei das prestações destes 2 jogadores. Na minha perspectiva, são lentos e revelam alguma insegurança quando pressionados ou quando apanham jogadores rápidos. Estou curioso relativamente ao "gigante" Ilic e a uma possível passagem de Fabeta para o centro da defesa (a sua posição de origem). Acho, também, que Tengarrinha poderia jogar no centro da defesa. Nas laterais, penso que Vitor Alves e Nélson oferecem boas garantias. Vitor Alves deu provas, o ano passado, que é um bom lateral direito e que não compromete. Na esquerda, Nélson é um jogador experiente e que tem dado mostras do seu valor. Tendo em conta esta minha análise eu colocaria este quarteto defensivo: Vitor Alves, Fabeta, Ilic e Nelson.
No meio - campo, penso ser a zona do terreno onde temos mais escolhas e onde a experiência de Fajardo e de Pacheco (complementado com a irreverência de Alex e Monteiro) poderá ser decisiva no futuro. Tenho gostado de ver Renato a trinco. É um jogador muito jovem mas que tem feito bons jogos a trinco (gostei da segurança e da determinação deste jogador no jogo contra o Estoril) e nos lances de bola parada (como demonstrou no jogo com o Arouca) poderá ser perigoso. Para esta posição de médio defensivo, há ainda Tó Miguel e Tengarrinha. Por aquilo que tenho visto nos únicos jogos até agora realizados, a minha escolha recai em Renato. Para jogar como médio organizador, temos também 3 ou 4 escolhas. Falo de Pacheco, Gabi, Bruno Monteiro e Jefferson. Esta posição é, porventura, a posição mais importante do meio campo e por onde passa todo o futebol ofensivo da equipa. Pelos relatos que ouvi, quem tem assumido esta posição tem sido Tengarrinha. Este jogador não está habituado a jogar a médio ofensivo (a sua posição de origem penso ser a de central) e tem-se visto que a equipa a meio campo revela algumas falhas na construção do jogo ofensivo e isto deve-se, fundamentalmente, à ausência de um jogador criativo e que consiga ser rápido nas transições ofensivas. O ideal seria termos o "pequeno- grande" Oliveira mas uma vez que já não o temos (com muita pena minha e da maior parte dos adeptos do santa clara) penso que essa posição (número 10) já tem dono: Pacheco. O nosso capitão e açoriano de gema já mostrou à 2 anos atrás que merece um lugar no meio campo e que este ano será o ano de Pacheco. Não tenho a mais pequena dúvida. Considero, aliás, que a equipa não tem produzido um futebol mais consistente e eficaz devido, principalmente, à ausência do nosso capitão a comandar as operações a meio- campo. Só desejo que recupere depressa da lesão e que já seja opção para a dificil deslocação a Matosinhos.
Relativamente aos jogadores para jogar nas alas, aposto em Monteiro (direita) e Fajardo (á esquerda). Pelo que vi no jogo contra o Estoril, Monteiro é um jogador rápido, explosivo e que tem dado mostras de ter sido uma boa aquisição. Não vi o jogo com o Arouca mas pelos relatos de alguns adeptos, Monteiro está em boa forma e tem criado inúmeras situações de perigo. Além disso, também me apercebi que é responsável pelas bolas paradas. Sendo assim, acho que deve continuar na equipa. Em relação a Fajardo, a sua experiência de 1Liga poderá ser determinante neste plantel. É um jogador que dispensa apresentações e que, quando estiver em pleno, penso ser uma mais-valia no meio campo. Já passou por clubes de nomeada (Belenenses e Guimarães) e tendo em conta que este plantel tem uma média de idades relativamente baixa, é um jogador imprescindível no onze base.
No ataque, 2 nomes a reter: Moreira e Rennan. São 2 bons avançados que pelo facto de serem jogadores com características diferentes (Moreira é mais móvel e Renan mais fixo) podem formar uma das melhoras duplas de ataque desta liga. Quando esta dupla estiver calibrada, penso que poderá dar muitas alegrias aos adeptos do clube. São dois goleadores e que juntos podem fazer mossa nas defesas contrárias. Além disso, Renan joga melhor quando está acompanhado na frente de ataque (um pouco à imagem de Cardoso no Benfica) e Moreira é um jogador muito rápido que poderá aproveitar as brechas na defesa e os espaços concedidos pelo seu parceiro de ataque. Eu tenho muita confiança nesta dupla de ataque e, apesar de termos perdido Leandro Tatu e Rincon, considero que Moreira e Renan podem ser 2 nomes a reter nesta Liga Orangina. A ver vamos!!!
Sendo assim e pelo que tenho visto até agora, eu colocaria este onze: Matt Jones, Vitor Alves, Fabeta, Ilic e Nélson; Renato; Monteiro, Pacheco e Fajardo; Renan e Moreira.
4. Não podia deixar de falar em 2 nomes em relação aos quais nutro algum respeito por tudo aquilo que deram ao clube e por tudo aquilo que representaram enquanto profissionais deste clube. Falo de João Botelho e de Nuno Sociedade. Foi com alguma tristeza que vi a saída destes 2 jogadores. Além de serem açorianos, representavam a mística e o amor a este clube. Se relativamente a Nuno Sociedade, a sua saída deveu-se a questões pessoais e até profissionais (empresa de contrução civil), a saída de João Botelho penso que foi mal explicada. Até hoje ainda não se percebeu se foi Botelho que quis sair ou se foi o clube que prescindiu de Botelho. Sinceramente, como adepto do Santa Clara, gostaria que alguém me explicasse os contornos da sua saída do clube. Não se esqueçam que Joao Botelho cresceu no Clube Desportivo Santa Clara e representou o clube desde os infantis até aos seniores. Era, porventura, o único jogador do plantel profissional do ano passado que passou por todos os escalões de formação do clube e que jogava (não tenho a mais pequena dúvida) com amor à camisola!! Algo cada vez mais raro nos tempos que correm!!
Amigo João Botelho, não sei o clube que vais representar esta época, mas desejo-te toda a sorte do mundo! Era bom que ninguém se esquecesse que João Botelho foi internacional sub-21 á relativamente pouco tempo e que ainda tem uma longa carreira pela frente. Só tenho pena que não possa continuar essa brilhante carreira à frente do clube do seu coração!!
Tiago Oliveira

1 comentário:

Anónimo disse...

Até hoje ainda não se percebeu se foi Botelho que quis sair ou se foi o clube que prescindiu de Botelho

se soubesses assim tanto sobre isso como eu sei percebias logo q foi o santa clara q prescindiu com o Joao ! até pk ele acabou contrato no dia 1 e nao lhe disseram nada! nem q devia arranjar um clube nem nada! é q nem sequer treinou uma unica vez com esse tal de moura! pois é! qnd se metem questoes tecnicas com as administrativas... quem leva a melhor?!? as administrativas claramente! e mais te digo! sei de fonte segura q nem uma prospota de renovaçao lhe fixeram! pois.. acabaram de rescindir o meu lugar cativo no estadio! para ir ver brasileiros a jogar prefiro ver na SPORT Tv assim nao fico sujo de branco nem apanho briol! temos pena! SANTA ESTE ANO È PA DESCER!!!!! FORÇA!!!! SANTA RUMO A 2divisao serie sul! AHAHA


Arquivo do blogue