Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pessoas saudáveis, equipe saudável...

O comportamento humano é um fenômeno complexo, um rebento, fruto da associação de diversos fatores, entre eles: necessidades, interesses e desejos pessoais. As variações do comportamento podem ser determinadas pelas crenças, valores, princípios, entre outras características individuais da personalidade, potencializadas ou amenizadas pela influência do meio. O choque entre esses poderosos fatores pode se converter em uma neurose. A permanência de pessoas neuróticas em cargos de chefia e liderança nas organizações compromete o trabalho do grupo, produzindo colaboradores cada vez mais desmotivados, com baixo senso de auto-realização e, consequentemente, infelizes e menos produtivos. 

Pessoas lideradas por neuróticos ficam encruadas, não se desenvolvem profissionalmente, desanimam e perdem o entusiasmo pelo trabalho. Em geral, acabam sendo demitidas com a falsa sensação de incompetência. As que não são demitidas continuam no cargo até encontrarem uma nova oportunidade de trabalho ou até “chutarem o pau da barraca”. Chefes e colaboradores que exigem de si ou dos outros resultados melhores, mas não mudam de atitude ou estratégia para facilitar a consecução desses resultados podem estar sofrendo comportamento neurótico, pois negam a necessidade de cuidados enquanto sugam as energias das pessoas à sua volta. 

A neurose pode ser entendida como conflito eventual, persistente ou não, caracterizada pela divergência entre aquilo que se pensa e aquilo que se faz. Uma pessoa neurótica é aquela que não percebe a necessidade em mudar de comportamento ou pensamento, mas acredita poder continuar fazendo ou pensando a mesma coisa porque, de alguma forma, acredita obterá resultados diferentes, mais prazerosos, mais produtivos ou mais rentáveis. Mesmo diante de resultados negativos resistem ao diálogo, não acatam idéias alheias porque precisam se sustentar na auto-afirmação. Não diferenciam determinação de fixação. 

A dissolução da neurose se dá por meio de reflexões profundas sobre a relação pensamento-comportamento. A psicanálise é um dos métodos eficazes de se tratar a neurose, independente de sua causa. Aquele que desconfia ter uma neurose, uma mania, uma idéia fixa em alguma coisa, pode ser em uma pessoa ou em um projeto, deve procurar ajuda profissional para constatar ou descartar a presença de neurose. Pessoas saudáveis precedem uma equipe saudável capaz de gerar resultados satisfatórios. 

Sem comentários:


Arquivo do blogue