Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Onde os portugueses já fizeram história


Um pouco pelo continente africano há uma marca lusa. Port Elizabeth, onde a Selecção chega esta segunda-feira, um outro navegador já lá esteve: Bartolomeu Dias, há mais de 500 anos.


Carlos Queiroz achou que Navegadores era o nome adequado para a conquista do Mundial. E lembrou a história gloriosa dos portugueses, principalmente, na era dos Descobrimentos. Jogar amanhã em Port Elizabeth, onde há 550 anos esteve o navegador Bartolomeu Dias, é apenas coincidência, mas espera-se que se faça novamente história nesta cidade ao sul da África do Sul, perto do cabo da Boa Esperança.

Em 1488, o navegador português chegava a Port Elizabeth e, nos dias de hoje, a marca lusa por aquelas paragens é bem visível, com uma réplica da cruz deixada por Bartolomeu Dias, uma oferenda do governo português.

Com a baía de Algoa como ponto de atracção, a pequena cidade de Port Elizabeth teve em Bartolomeu Dias e em Vasco da Gama os seus primeiros visitantes europeus. Há pouco tempo, a cidade foi repatizada de Nelson Mandela Bay, em homenagem ao ex-presidente sul-africano

De resto, o cenário de sonho que é a cidade foi mesmo inspiração para uma das obras de maior êxito na literatura mundial, já que a pequena vila de Hogsback, de O Senhor dos Anéis, terá sido inspirada nesta cidade sul-africana.

A história mostra ainda que Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth foi um importante núcleo da resistência contra o regime opressivo do apartheid.


Sem comentários:


Arquivo do blogue