Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

sexta-feira, 30 de julho de 2010

PASSADO, PRESENTE E FUTURO


Originalmente, e conforme a ordenação heráldica referida no §1º do art. 4º dos Estatutos que a aprovados a 21 Junho de 1927 consubstanciam a fundação do Clube Desportivo Santa Clara, o emblema do clube era constituído por: “um leão vermelho em campo branco”.
Este leão, que desde cedo passou a ser representado sobre uma bola, foi imagem de marca do Clube Desportivo Santa Clara até finais da década de cinquenta do século XX, tendo inclusive o CDSC, nos anos 30 e 40 do século passado, sido por vezes popularmente designado como “Os leões”.
 
Em 1945, o tenente Joaquim Rosado Charrua, dinâmico e bem conceituado sócio do Benfica então destacado em Ponta Delgada onde prestava serviço militar, aproximando-se do clube, e fazendo uso das amizades firmadas com alguns elementos da sua direcção, iniciou a aproximação entre o CDSC e o SLB que culminou na nomeação do Santa Clara como Delegação do Benfica, relação institucional que perdura até hoje.
Por esta altura, embora o CDSC já equipasse “à Benfica”, o seu emblema ainda era o original “leão”. 
 
Só a partir de finais da década de 50 e durante a de 60, muito por acção do Dr. António Borges Coutinho, o CDSC passa a adoptar o emblema que hoje em dia utiliza, símbolo que praticamente se confunde com o do SLB.
 
A bola, o escudo, a faixa na diagonal com as iniciais “C.D.S.C” e a legenda em latim “mens sana in corpore sano” são os elementos que, já existentes no emblema original, se mantiveram comuns no actual emblema do Clube Desportivo Santa Clara.
 
Logótipo:
Sendo o futebol hoje, mais do que um desporto, uma indústria, ganha especial importância a identificação exclusiva de cada um dos clubes, com de uma marca se trate. É neste contexto, procurando afirmar um cunho particular e necessariamente associado aos Açores, que aparece o logótipo que tende a singularizar a “Marca Santa Clara”, também representado nesta página.

Sem comentários:


Arquivo do blogue