Chat

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos do nosso Santa e da nossa Região. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade contra os infractores - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo. Saudações Santaclarenses RBOF

Resultado na hora

terça-feira, 20 de julho de 2010

Vitória no segundo jogo dilata margem para sonhar


Golo de Renato foi suficiente para derrotar o Al Ittihad mas mais ficaram por marcar. Da primeira para a segunda parte a nossa equipa não quebrou com as substituições.

Ao segundo jogo de preparação a equipa de futebol profissional do Clube Desportivo Santa Clara alcançou a primeira vitória e mostrou que tudo o que se viu na partida com a Oliveirense, no passado sábado, não foi fruto do acaso. O adversário, o Al Ittihad, da Arábia Saudita, impunha respeito porque já tinha derrotado o Guimarães e o Fátima mas os comandados de Bruno Moura entraram com convicção no encontro e revelaram um futebol escorreito.

O trabalho realizado no treino matutino foi aplicado à letra no jogo particular e daí resultou um moralizador triunfo para continuar a preparar a pré-temporada com ânimo e ainda maior confiança. O Santa Clara esteve irrepreensível em termos tácticos e o resultado só peca por escasso tantas foram, novamente, as oportunidades de golo criadas.

Os primeiros minutos revelaram um Santa Clara atrevido perante um oponente teoricamente superior e com o passar dos minutos a atitude positiva com que os atletas encararam o jogo foi elevando os índices de confiança, permitindo ao colectivo encarnado trocar a bola com à-vontade no sector recuado, organizando-se com tempo e espaço para atacar.

Jogando a toda a largura do terreno com os apoios bem definidos, pressionando alto quando não detinha a posse de bola não permitindo o adversário pensar o seu futebol, a nossa equipa rubricou uma exibição muito convincente. Só faltaram mais golos para que o brilho fosse maior.

O primeiro sinal de perigo surgiu aos 13 minutos num canto de Monteiro, com Illic a aparecer a desviar ligeiramente ao lado. O central sérvio começava a deixar boas indicações e reforçou-as pouco depois quando através de um passe de 40 metros isolou Moreira para um golo que parecia certo. Porém, o guarda-redes Mustapha saiu da baliza e derrubou o nosso atacante em falta, impedindo-o de dar continuidade à jogada. Entre estes dois lances, Renan serviu Moreira mas este chegou atrasado para o toque final.

Praticando um futebol incisivo e sem medos, o Santa Clara comandou toda a primeira parte e até chegou a reclamar golo ao minuto 37 quando Monteiro, novamente de canto, serviu Moreira para um cabeceamento que levou a bola à trave. No movimento descendente deu a sensação de golo mas a bola não terá ultrapassado por completo o risco fatal.

O Santa Clara jogava ao primeiro toque, construía boas oportunidades e não deixava o Al Ittihad organizar-se. Matt Jones e André Zuba, guarda-redes que jogaram na primeira parte, não tiveram uma única intervenção digna de registo.

Bruno Moura mudou a equipa ao intervalo mas o colectivo não perdeu a preponderância que vinha exibindo. A nossa equipa manteve-se por cima e foi sem surpresa que chegou à vantagem ao minuto 52: jogada entre Fabeta e Bruno Monteiro na direita, o cruzamento a sair tenso, o defesa aliviou para a entrada da área onde apareceu Renato a rematar de primeira sem hipóteses de defesa.

Estava colocada justiça no marcador, tardiamente mas inteiramente merecida. A reacção do Al Ittihad praticamente não existiu porque o Santa Clara continuou a carburar a alto ritmo, surpreendendo pela positiva com uma capacidade física invejável para uma fase tão embrionária da pré-época. Mais impressionante do que isso é o conhecimento que os atletas já revelam na construção de jogadas como que se já jogassem juntos há vários anos.

Somente nos últimos cinco minutos é que os árabes chegaram com perigo à baliza nesta fase do encontro defendida por Ney. Primeiro numa desconcentração defensiva que Abu Sabam não aproveitou e depois num livre estudado mas Ney opôs-se bem ao forte remate de Ali Yousef.

Na recta final do encontro, o brasileiro Jeferson, que está em observação no plantel de Bruno Moura, apostou na jogada individual e do remate colocado saiu uma boa defesa de Mustapha para canto. Para além deste jovem sul-americano, realce ainda para os desempenhos interessantes de Illic e Guilherme Appell, jogadores que por aquilo que mostraram certamente vão dar boas dores de cabeça ao nosso treinador na hora de decidir se ficam, ou não, no plantel.

No jogo com o Al Ittihad, o Santa Clara alinhou de início com: Matt Jones (André Zuba); Vítor Alves, Diogo Silva, Illic e Nelson; Jeferson Ramalho, Gabi, Tengarrinha e Monteiro; Moreira e Renan. Na segunda parte jogaram: André Zuba (Ney); Fabeta, Edgar, Fabão (Douglas) e Platini; Tó Miguel, Renato, Bruno Monteiro e Guilherme Appell; Matias Oliver (Rambé) e Jeferson. fonte CDSC

Sem comentários:


Arquivo do blogue